PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

SOUZA, Marcela Alves de1; CHRISTIANO, Ana Priscilla2;

Introdução:O termo psicologia da educação é utilizado para o segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação, é uma subárea de conhecimento, que visa a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Para tanto, novas formas de compreender a Psicologia, a Educação e o ser humano precisam emergir, já que as perspectivas atuais ainda não conseguiram romper com esta visão antagônica e homogeneizante do sujeito. Desta forma, este estudo, teve como proposta conhecer o que tem sido.

Objetivo:Oferecer um panorama das produções acadêmicas da área de Psicologia da Educação que recorrem a Michel Foucault como norteador teórico e levantar e analisar estas produções.

Metodologia:O projeto tem como base uma pesquisa de cunho descritivo, bibliográfico e qualitativo, focando na análise de textos de diversos temas com base teórica foucaultiana, escritos entre 1994 e 2014. Entre os trabalhos encontrados estavam artigos acadêmicos, monografias e teses de mestrado, sendo que a base de dados utilizada pertence ao Google acadêmico, Scielo e Lilacs, envolvendo diversas revistas de publicações acadêmicas.

Resultados:Apesar desse tema ser pouco explorado em termos de pesquisas e práticas, nos resultados, diversos autores se complementam ao discutirem sobre a psicologia, a educação e todas as temáticas que transcorrem esse contexto, focando principalmente no discurso fundamentado pelos profissionais da área.

Conclusões:Acredita-se que a psicologia da educação, estudada através de uma perspectiva foucaultiana, tem acrescentado muito nos respectivos campos, já que trabalha de forma que pode contribuir para a melhora dos profissionais congruentes à psicologia e, concomitantemente, aos alunos.

Palavras-chave:Psicologia. Psicologia Educacional e Escolar. Foucault.