DIAGNÓSTICO DE MOBILIDADE URBANA DA VIZINHANÇA PUCPR - PLANO DE VIZINHANÇA COMO ALTERNATIVA AO INSTRUMENTO PROPOSTO PELO PLANO DIRETOR DE CURITIBA, PR

MARIANO, Marco Antonio1; TURBAY, Andre Luiz Braga2;

Introdução:O presente trabalho é parte contribuinte de uma pesquisa articulada entre a graduação e o stricto sensu (PPGTU) da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR, e corresponde ao relatório final do estudo vinculado ao MoU Curitiba-Holanda, um termo de entendimento entre instituições brasileiras e holandesas para o desenvolvimento da ciclomobilidade rumo a uma Smart Curitiba, entre estas instituições a PUCPR e demais grandes universidades de Curitiba que contam com pós-graduação em stricto sensu, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Positivo (UP). A demanda do referido MoU ao qual esta pesquisa se propõe a contribuir é o diagnóstico da mobilidade urbana na vizinhança do campus. O fluxo de pessoas gerado pelas universidades de Curitiba resulta em um volume de tráfego que determina que os equipamentos educacionais se configurem como polos geradores de tráfego significativo à cidade, especialmente à sua área de influência direta. Pretende-se que o presente projeto contribua para diagnosticar as condicionantes da mobilidade urbana local no contexto da Vizinhança PUCPR, que inclui seu campus e o entorno da universidade, a partir da análise diagnóstica e prognóstica do potencial de mobilidade ativa, principalmente caminhabilidade e de ciclabilidade na Vizinhança PUCPR.

Objetivo:O objetivo, da investigação central ao qual o projeto se dedica é determinar as bases fundamentais para a elaboração de um diagnóstico da Vizinhança PUCPR a partir da construção de indicadores de mobilidade urbana, no sentido da promoção da ciclomobilidade rumo a uma Smart Curitiba, coincidente com a intenção declarada no MoU Curitiba-Holanda.

Metodologia:A metodologia utilizada foi por meio da pesquisa, análise e crítica dos conceitos fundamentais de mobilidade ativa e de sua relação com a unidade ambiental de vizinhança, além da pesquisa de estudos de caso de metodologias de análise e proposição de planos de vizinhança, essencialmente voltados ao transporte.

Resultados:O resultado do trabalho foi o estabelecimento de uma fundamentação conceitual e metodológica para a continuidade da pesquisa que consistirá no estudo de caso da Mobilidade Ativa como componente do Plano da Vizinhança PUCPR.

Conclusões:A continuidade deste projeto mostra-se importante para levantamento dos indicadores que permitirão a elaboração de um plano de vizinhança para a área estudada, abrindo um precedente para a elaboração de planos de vizinhança na municipalidade, que tornaria o planejamento urbano mais eficiente em atender às demandas da população.

Palavras-chave:Mobilidade urbana, mobilidade ativa, plano de vizinhança, cidade sustentável.