Artigo

A ARTE DA BELEZA A SERVIÇO DO SAGRADO: MAPEAMENTO DAS OBRAS DE CLAUDIO PASTRO

MAIA, Marinara1; SERRATO, Andreia Cristina2;

Resumo

Introdução:Esta pesquisa tem como objeto de estudo a arte e a arquitetura, em uma especificidade que abrange as duas, que é a construção dos espaços Sagrados e a arte que nele está inserido, que abarca pintura, escultura e o design das peças e mobiliários do seu interior, também a teologia que envolve a criação desses espaços. Trataremos especificamente de arte e arquitetura sacra cristã e contemporânea, através de obras de Claudio Pastro (1948-2016).

Objetivo:Tem como objetivo mapear as obras de Pastro, em Curitiba e Região Metropolitana, observando a sua participação na construção dos espaços. Analisar a atuação do artista na arte e arquitetura sacra. Apresentar, através dos livros do artista, onde encontram-se as suas obras em Curitiba e Região Metropolitana. Demonstrar a partir das pesquisas realizadas in loco, que há mais obras espalhadas pela cidade e região metropolitana que as registradas em seus livros e relatos. Apresentar o atelier de Claudio Pastro, em Campo Largo, como uma atividade de grande importância para confecção das suas obras.

Metodologia:Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e in loco, em Curitiba e região metropolitana. Na primeira fase da pesquisa, foi levantada as obras de Cláudio Pastro em Curitiba e Região Metropolitana, em seguida realizada a análise dos dados.

Resultados:Após a pesquisa bibliográfica foi-se para o campo. Mapearam-se algumas obras de Pastro que não estavam em nenhum livro. Ao analisar a atuação do artista nas obras artísticas, seja ela arquitetônica, seja pintura, percebeu-se grande influência de seu estilo. Mesmo sem formação na área de arquitetura ele intervinha nas construções. Após realizar a visita no atelier de Claudio Pastro, em Campo Largo, observou-se a grande importância que este tinha na confecção de suas obras. Pois as obras mais importantes saem deste local e o artesão tinha contato direto com o artista.

Conclusões:Como se pode perceber nessa pesquisa, muitos são os fatores que influenciam a arte e a arquitetura sacra. Através de livros do artista foi possível encontrar algumas obras de Cláudio Pastro, em Curitiba e Região Metropolitana, mas foi com relatos nos locais de visita que conseguimos encontrar mais obras. Durante as visitas e a análise das obras, foi percebido o quanto Pastro se preparava e exigia de seus projetos, pois seguia os seus escritos, e, que sua concepção de fé é uma vertente do Concílio Vaticano II.

Palavras-chave:Arte e arquitetura sacra. Cláudio Pastro. Espaços Sagrados.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador