Artigo

A ARTE DA BELEZA A SERVIÇO DO SAGRADO: A EXPERIÊNCIA MÍSTICA DO AUTOR NA REALIZAÇÃO DAS OBRAS

STANGER, Joseliane Anacleto1; SERRATO, Andreia Cristina2;

Resumo

Introdução:Cláudio Pastro, artista sacro consagrado no âmbito católico, tanto nacional como internacionalmente possui uma extensa produção artística e literária dentro dos temas da arte sacra, da arquitetura e do espaço litúrgico, e por meio da simplicidade e singularidade de seu estilo demonstra um cuidado especial com o valor espiritual de sua obra.

Objetivo:O objetivo geral de nossa pesquisa foi verificar que através da realização de suas obras, o artista Cláudio Pastro, faz uma profunda experiência mística. Para isso, nos apoiamos tanto nos livros escritos pelo artista, quanto em seus relatos acerca da arte sacra, do conjunto da obra realizada por ele do estudo empregado pelo mesmo como no processo de construção de um estilo próprio que o tornou mundialmente conhecido.

Metodologia:O método utilizado a pesquisa do referencial teórico de Cláudio Pastro. Em livros, bem como em artigos e trabalhos acadêmicos sobre suas obras, tanto na Biblioteca Central da PUCPR, quanto obras recentes em livrarias e em sites especializados. Foram realizadas visitas aos locais onde existem obras dele aqui em Curitiba e região metropolitana, mais especificamente, Campo Largo, Lapa e Mandirituba.

Resultados:Como resultados de nossa pesquisa apontamos que o artista bebe na fonte da Teologia e da Fé cristã. A Palavra de Deus encarnada é para ele o caminho. Busca na Palavra a imagem da verdade, a essência. Também olha para a História da Igreja e para a história da arte. E tira da arte pura (arte pela arte sem sentido existencial) um objetivismo, um significado maior, ele diz que diante da beleza, nos colocamos diante de um Outro que é maior que nós, um Outro que é além de nós, é o próprio Deus da Beleza.

Conclusões:O legado deste artista vai além das obras que deixou, pois ele nos mostra um lado extremamente voltado para a liturgia, para a espiritualidade e coloca a arte sacra em sintonia com mistério celebrado

Palavras-chave:Claudio Pastro. Arte Sacra. Espiritualidade. Mística.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador