Artigo

PESQUISA E DEFINIÇÃO DO TERMO CORPO NA ANTROPOLOGIA BIBLICA CRISTÃ

SOUZA, Regina Veronica Falcao1; SERRATO, Andreia Cristina2;

Resumo

Introdução:Ao buscarmos o significado da palavra corpo na antropologia bíblica estamos, automaticamente, esboçando uma definição do ser humano. Afinal somos corpo e existimos no mundo enquanto corpo. Sendo assim, é a partir da corporeidade que poderemos vislumbrar uma maneira de encontro profundo com Deus, capaz de novas compreensões, transformações, produzindo um amor servidor, ou seja, de uma experiência mística.

Objetivo:Encontra-se em definir o conceito da palavra corpo a partir da antropologia bíblica cristã, analisar as definições sobre corpo e demonstrar que o entendimento sobre o conceito da palavra tem implicações diretas sobre a vivência da espiritualidade cristã.

Metodologia:foi utilizado o método da pesquisa bibliográfica nos seguintes momentos: revisão da literatura, coleta de dados e definição do conceito do termo corpo na antropologia bíblica cristã. Para fundamentar e delimitar a pesquisa, adotou-se o conceito de “corpo” elaborado por cinco obras.

Resultados:Na análise do estudo crítico e analítico da definição do conceito do termo corpo na antropologia cristã, deparamo-nos com diferentes correntes de interpretação sobre o que é o ser humano no âmbito da antropologia Cristã, porém na antropologia Bíblica cristã não há dualidade corpo e alma. “Há um só corpo e um só Espírito...,” (Efésios 4, 4-5). “Assim como o corpo sem espírito é morto...” (Tg 2,26).

Conclusões:Assim ficou demonstrado que o ser humano não é um ser dual, é espírito e corpo simultaneamente e que o corpo é de grande importância para a experiência mística de encontro com Deus e com o outro, uma vez que a experiência mística acontece através dele.

Palavras-chave:Corpo. Ser humano. Experiência. Mística. Espiritualidade

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador