DIFICULDADES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA DE REQUISITOS SOB A VISÃO DO ESTUDANTE PROFESSOR E RECÉM-FORMADO

MUSHA, Rodrigo Dartora1; REINEHR, Sheila3; VALASKI, Joselaine3; MALUCELLI, Andreia2;

Introdução:A elicitação de requisitos é considerada a parte mais crítica no desenvolvimento de software, pois a qualidade do produto final depende fortemente da qualidade dos requisitos elicitados. Portanto, é fundamental que hajam profissionais treinados no processo de Engenharia de Requisitos. Entretanto, o ensino nas universidades parece não ser suficiente para criar as competências necessárias para a execução desta atividade. Assim, se torna difícil para o estudante perceber a importância de executar adequadamente o processo de Engenharia de Requisitos.

Objetivo:o objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino e aprendizagem de Engenharia de Requisitos de acordo com a visão de estudantes e professores, por meio da aplicação de um survey.

Metodologia:Primeiramente foi feito uma análise na literatura buscando apontamentos dos problemas no ensino e aprendizagem de Engenharia de Requisitos. Nesta busca foi encontrado um survey que foi aplicado com propósitos similares na Universidade da Malásia, que foi então traduzido e adaptado para ser aplicado para o público brasileiro. A pesquisa foi enviada para professores e estudantes em todo Brasil.

Resultados:O survey obteve 20 respostas válidas de estudantes e 15 de professores, sendo elas distribuídas entre os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo e Maranhão. Esses resultados foram analisados e comparados com apontamentos teóricos sobre as dificuldades do ensino e aprendizagem de Engenharia de Requisitos. De acordo com a referência teórica, as dificuldades de experiências práticas e comunicação mostraram-se presentes no ensino de Engenharia de Requisitos no Brasil.

Conclusões:A falta de engajamento, um problema apontado de maneira recorrente na teoria, foi contrariado pelas respostas desta pesquisa, pois a maioria dos estudantes reconheceu a importância da disciplina em sua formação e uma quantidade representativa deles afirmou ter interesse em seguir carreira na área.

Palavras-chave:Engenharia de Requisitos. Ensino e aprendizagem. Survey.