APOIO À TOMADA DE DECISÃO QUANTO AOS TERMOS RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO SEMÂNTICO

BELIATO, Eduardo Candido1; VALASKI, Joselaine3; REINEHR, Sheila3; MALUCELLI, Andreia2;

Introdução:A elicitação de requisitos de software é uma atividade orientada para o entendimento do domínio do software a ser desenvolvido. Requisitos de software mal interpretados podem gerar problemas para todas as demais etapas do processo de desenvolvimento de software. Um modelo conceitual pode facilitar a comunicação entre os envolvidos e explicitar conhecimentos de um domínio detalhado a partir de textos em linguagem natural. Uma das etapas para a elaboração deste modelo conceitual a partir de textos é a extração de termos relevantes do domínio que está sendo analisado.

Objetivo:O objetivo deste trabalho é identificar algoritmos para extração de termos relevantes que devem contribuir para a construção de um modelo conceitual para apoiar a atividade de elicitação de requisitos de software, mais especificamente a derivação de requisitos funcionais.

Metodologia:A pesquisa foi conduzida em cinco etapas principais sendo: (i) revisão bibliográfica, para o entendimento dos principais conceitos envolvidos; (ii) estudo do ambiente computacional ENSURE, no qual os algoritmos devem ser integrados; (iii) teste de algoritmos para extração de termos; (iv) integração de algoritmo no ENSURE; e (v) avaliação da integração dos algoritmos no ambiente.

Resultados:Os algoritmos e ferramentas que estavam disponíveis foram instalados e testados com um texto padrão, em inglês, devido à restrição dos algoritmos utilizados. Foram avaliadas dez ferramentas e apenas uma foi passível de integração e uso no ambiente ENSURE.

Conclusões:Os resultados contribuíram para os avanços de uma pesquisa que está em desenvolvimento à nível de doutorado e visa propor um método para apoiar a derivação de requisitos funcionais de domínio a partir de modelos em OntoUML.

Palavras-chave:Engenharia de requisitos. Elicitação de requisitos. Ontologia. OntoUML. Extração de termos.