A DESTINAÇÃO DOS LUCROS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO SETOR VAREJISTA NA CIDADE DE TOLEDO, PR

CORREA, Ritielly Dos Santos1; MATOS, Jean Carlos De2;

Introdução:Este projeto foi desenvolvido pela aluna Ritielly dos Santos Correa, aluna da graduação do curso de Ciências Contábeis - Campus Toledo. O papel desempenhado pelas pequenas empresas na economia brasileira tem sido apontado por alguns como uma provável solução para o problema de níveis crescentes de desemprego, essencialmente por serem fomentadoras de novos empregos e oportunidades. Os empreendimentos de pequeno porte correspondem a mais de 90% das empresas brasileiras, e são responsáveis pelo emprego de cerca de 60% das pessoas economicamente ativas do País, sendo assim, são essenciais para a economia brasileira, e têm sido cada vez mais alvo de políticas específicas para facilitar sua sobrevivência (SEBRAE, 2013).

Objetivo:Esta pesquisa tem como objetivo geral realizar um estudo que demonstre como ocorre a destinação de lucros nas empresas de pequeno porte do setor varejista no município de Toledo, PR. No intuito de cumprir com este propósito, pretende-se mais especificamente identificar a organização adotada por estes empreendimentos e quais os motivos que são considerados para esta tomada de decisão.

Metodologia:Este estudo, no que tange ao objetivo, trata-se de um trabalho exploratório (pelo fato de ser um problema ou questão que não tem nenhum estudo anterior a seu respeito, como é o caso da cidade de Toledo no Paraná) e descritivo (por retratar as características de determinada população ou mensurar o estabelecimento de relação entre variáveis). No que se refere à abordagem, destaca-se que esta pesquisa possui características quantitativas, pois busca medir o grau em que algo está presente (MUNHOZ, 1989).

Resultados:Conforme apontado por Fabretti (2011), a finalidade de constituição de uma empresa está pautada em alguns fatores, podendo destacar o fator lucro como um dos pilares mais importantes. Diante disto, mostra-se relevante o estudo de como esta distribuição é operacionalizada. Quando se trata de pequenas e médias empresas este assunto torna-se mais importante dado a necessidade de manutenção no mercado, o alto grau de competitividade e a baixa expertise em gestão.

Conclusões:Este trabalho apresentou que a maior preocupação de alocação dos lucros dentro das empresas pesquisadas é o reinvestimento no estoque com 36%. Em segundo lugar, essa destinação é alocada no capital de giro e estrutura, o que contribui para o melhor desempenho das empresas, logo, uma estrutura mais adequada traz conforto e atratividade para a empresa.

Palavras-chave:Empresas. Lucro. Pequeno porte. Varejo.