ESTUDO ANATÔMICO TOPOGRÁFICO FACIAL DA MUSCULATURA DE BUGIOS RUIVOS (ALOUATTA CLAMITANS)

SANTOS, Camila Jardim dos1; GRADUAÇÃO, Camila Santos – Aluna De3; GNEIDING, José Eduardo Basilio3; BARBOSA, Carolina Konkel3; ZUKOWSKI, Márcio3; PRADO, Antonia Maria Do Rocio Binder Do2;

Introdução:O Alouatta guariba clamitans, popularmente conhecido como Bugio Ruivo, que habita a Mata Atlântica. Mesmo possuindo altos níveis de biodiversidade esta encontra-se como uma das áreas mais ameaçadas do planeta. Devido a isso e ao fato de o Bugio ser altamente suscetível à febre amarela, coloca-o como “vulnerável” (VU) na escala de ameaça de extinção, sob critério A4ce segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

Objetivo:Conhecer a anatomia da musculatura facial de Bugios Ruivos (Alouatta guariba clamitans), bem como diferenciar quando comparada a outras espécies de primatas humanos e não humanos.

Metodologia:Foram analisadas um total de oito carcaças de Bugios Ruivos adultos, sendo quatro machos e quatro fêmeas, que vieram a óbito naturalmente. Suas cabeças foram dissecadas por meio de técnicas anatômicas para a evidenciação da musculatura e registro fotográfico mediante uso de câmera digital Nikon® modelo D5100, para sua subsequente descrição. As imagens obtidas foram analisadas para identificação e comparação com músculos faciais correlatos à espécime humana recebendo as mesmas designações ou adequados seguindo padrões e normas internacionais do International Committee on Veterinary Gross Anatomical Nomenclatute (2012).

Resultados:Pode-se observar similaridades e diferenças anatômicas quando comparado a humanos, bem como a outra espécie de primata não humano. Porem apesar de alguma similaridade, diferenças puderam ser observadas em relação a configuração anatômica humana.

Conclusões:A anatômia da musculatura facial da espécie Alouatta guriba clamitans observada é extremamente semelhante ao observado na espécie Alouatta caraya. Porem apesar de alguma similaridade, algumas diferenças puderam ser observadas quando comparada a seres humanos.

Palavras-chave:Keywords: Primates. Atelidae. Anatomy. Red Bugio.