Artigo

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO CONSUMO

BARBOSA, Caroline Nascimento1; EFING, Antonio Carlos2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa visa analisar os impactos socioambientais causados pelo consumo no modelo de sociedade atual, a partir de dois segmentos de grande porte, quais sejam, a indústria agropecuária e a indústria de moda fast fashion. Estes setores se desenvolvem de forma muitas vezes predatória ao equilíbrio socioeconômico e ambiental da sociedade, infringindo direitos fundamentais, coletivos e difusos, como o meio ambiente, que está inserido na terceira dimensão de tais direitos, e são correspondentes essencialmente àqueles destinados à manutenção do gênero humano, como afirmação de seu valor em si mesmo. No que diz respeito a indústria agropecuária, foram considerados os principais fatores relacionados ao desenvolvimento desta atividade, como o desflorestamento e a quantidade exorbitante de água utilizada para criação de gado, por exemplo. No tocante a indústria da moda fast fashion, buscou-se evidenciar as violações da dignidade da pessoa humana, quando a cadeia produtiva de determinado produto viola gravemente as condições de trabalho de uma série de indivíduos.

Objetivo:O presente trabalho busca evidenciar que o atual modelo econômico fundado na agropecuária e no consumismo de roupas e produtos similares se mostra insustentável ecologicamente, com base nos índices encontrados.

Metodologia:Foram utilizados como métodos para desenvolvimento da pesquisa, a revisão bibliográfica em livros, dissertações jurídicas, e legislação pertinente ao estudo. Estudou-se a publicidade, sob a perspectiva de sua influência na sociedade de consumo, relacionando-a ao Código de Defesa do Consumidor, e dada ênfase à dignidade da pessoa humana.

Resultados:Extraiu-se da presente pesquisa que mudanças socioculturais são necessárias para que haja mudanças efetivas nas estruturas globais uma vez que o que se consome, e principalmente, como se consome, precisa ser seriamente repensado.

Conclusões:Por fim, se mostra imprescindível a criação de métodos que viabilizem a instrumentalização do direito no desenvolvimento sustentável, leia-se digno, mormente, no que diz respeito ao direito ambiental, trabalhista e do consumidor.

Palavras-chave:Desenvolvimento sustentável. Dignidade da pessoa humana. Agropecuária e Moda Fast Fashion. Publicidade. Meio Ambiente.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador