Artigo

NKALI: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE RAÇA EM AMERICANAH DE CHIMAMANDA ADICHIE (1990-2013)

JANKOWSKI, Juliane Cristine Dias de Barros1; ZECHLINSKI, Beatriz Polidori2;

Resumo

Introdução:O estudo realiza um diálogo com os estudos históricos sobre a escrita de autoria feminina na contemporaneidade, tendo como objetivo analisar as representações de gênero e de raça no romance Americanah, de Chimamanda Adichie, bem como as questões históricas que dizem respeito à autoria feminina.

Objetivo:Sendo assim, o romance Americanah da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, corrobora para presente pesquisa, uma vez que a autora vem ganhando grande notoriedade no cenário literário mundial na atualidade, por abordar e debater questões consideradas por ela como permanentes e universais. Em Americanah, Adichie procura debater gênero e raça através dos personagens principais que transitam entre Estados Unidos e Nigéria.

Metodologia:A metodologia adotada é a de análise das representações sociais na obra selecionada, conforme a perspectiva de Roger Chartier. O recorte temporal dessa pesquisa insere-se na história contemporânea, através das perspectivas adotadas pelo campo de estudos da História do tempo presente.

Resultados:Pode-se observar no decorrer desta pesquisa que a autora ao longo de sua narrativa procura partir da perspectiva do seu próprio individual para atingir o individual coletivo, sendo assim a autora tenta trazer aos seus leitores discussões contemporâneas que permeiam a sua própria vivência. O romance Americanah, narra a história de Ifemelu e Obinze, que, no decorrer da narrativa onisciente, permite ao leitor uma profunda reflexão acerca dos papeis de gênero e de raça.

Conclusões:Sendo assim, o romance analisado, através das representações sociais expressas pela autora, permite ao leitor uma profunda reflexão acerca dos papéis de gênero, bem como as questões raciais tão pertinentes na atualidade.

Palavras-chave:Gênero. Raça. Autoria feminina. Chimamanda Ngozi Adichie. Americanah.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador