LEVANTAMENTO ICONOGRÁFICO DAS CASAS RESULTANTES DAS POL͐TICAS HABITACIONAIS EM CURITIBA, PR E REGIÃO - ENTRE 1965-2015

SANTOS, Manoela Silva dos1; CORREIA, Beatriz Silva2;

Introdução:O relatório refere-se à pesquisa de iniciação científica de caráter interdisciplinar, a fim de dar continuidade ao plano de pesquisa científica de origem “Política habitacional da moradia digna: estado da arte”. O tema presente trata do levantamento iconográfico das casas resultantes das políticas habitacionais em Curitiba, PR e região no período de 1965 a 2015. Nos últimos anos, a Política de Urbanização de Favelas no Brasil avança no sentido de agregar o componente ambiental às questões sociais e urbanas. Os Programas propostos, principalmente a partir da implantação do PAC-Urbanização de Favelas do Governo Federal, intervêm no espaço urbano informal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de sua população, garantindo o acesso à moradia e o direito à cidade, a proteção e recuperação ambiental (SOUZA, 2016). Diante disso, surgiu o escopo dessa pesquisa, como meio de dar forma e continuidade à investigação que a precede (conforme já citado), mapear e identificar quais são essas edificações, onde estão localizadas, quem são os autores dos projetos e qual a relevância destas para o processo de formação de novas regiões, bem como a qualidade da paisagem que esta arquitetura gera na cidade.

Objetivo:Levantamento iconográfico – arquitetura e imagens fotográficas - das habitações projetadas e construídas a partir dos programas governamentais, no recorte histórico selecionado 1965 / 2015. Conhecer os conjuntos Vila Nossa Senhora da Luz e outras habitações financiadas por programas governamentais no recorte histórico delimitado. Desenvolver um acervo online. Elucidar os fatos arquitetônicos originados daqueles programas habitacionais, suas tipologias e a qualidade arquitetônica.

Metodologia:Qualitativo, reunindo material necessário para revisão iconográfica. A continuidade da investigação científica de origem e a verificação dos elementos físicos remanescentes foram relevantes e imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho. Foram considerados levantamentos gráficos e de imagens, que estão postados no website, um dos produtos do trabalho, que servirá de acervo online, disponibilizando um maior volume de informações.

Resultados:Foram divididos em três etapas: na primeira, apresenta-se o estudo e levantamento iconográfico de casas da Vila Nossa Senhora da Luz; na segunda, demonstra-se o levantamento e estudo de habitações coletivas em Curitiba, PR e região, e na terceira, disponibiliza-se o acervo online, como produto final da pesquisa, onde constarão as demais obras que complementam este relatório, dentro do recorte temporal de 1965-2015.

Conclusões:A partir da pesquisa realizada, verificou-se que apesar da grande importância no desenvolvimento da moradia social no Brasil, os programas governamentais não conseguiram satisfazer à demanda habitacional do país. As moradias de interesse social, tais como casas e habitação coletiva ou lotes, representam uma solução parcial em nível quantitativo ou qualitativo. Não têm sido realmente efetivos no combate ao déficit habitacional. Vive-se num país em que a realidade dos “sem casa” é muito mais séria e contundente do que aquela discursada pelos supostos “sem terra”.

Palavras-chave:Habitação popular. Conjuntos habitacionais. Políticas habitacionais. Distribuição habitacional.