OCORRÊNCIA DE CARRAPATOS EM CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, PR

CHIODI, Leticia Claudia1; MATANNA, Renata3; BAHIENSE, Carla Rodrigues2;

Introdução:Os ectoparasitas são responsáveis por 90% das dermatopatias em pequenos animais. Tais agentes podem atuar como vetores de diversos agentes patológicos, incluindo causadores de zoonoses, fato preocupante devido a intima relação homem-animal que eleva o risco de transmissão. A partir da identificação dos ectoparasitas, é possível determinar os agentes que podem ser veiculados por estes e estabelecer medidas de controle direcionadas. A região oeste do Paraná é escassa em dados que contemplem a distribuição de ectoparasitas em animais domésticos, neste sentido o presente estudo se justifica.

Objetivo:O projeto teve como objetivo a realização de um levantamento de ectoparasitas em cães e gatos na cidade de Toledo, PR.

Metodologia:Após submetido e aprovado pelo comitê de ética da PUCPR, com o número 01068, foram selecionados de forma aleatória 200 animais da rotina de clínicas da região de Toledo. Tais animais foram submetidos a um rigoroso exame físico com a finalidade de localizar e coletar ectoparasitas. Na identificação de um ectoparasita o mesmo foi acondicionado em um tubo Eppendorf. Foi utilizada a chave pictórica de classificação dos ectoparasitas baseada no manual de vigilância acarológica para a identificação do gênero.

Resultados:Dos 200 animais inspecionados, 160 eram cães e 40 gatos. Dentre os gatos não foram encontrados ectoparasitas, já 51 cães apresentavam carrapatos. Após coleta e identificação de todos os carrapatos, chegou-se ao resultado de 100% de carrapatos da espécie Rhipicephalus sanguineus.

Conclusões:Através deste estudo foi possível identificar uma alta prevalência do carrapato Rhipicephalus sanguineus, pois esta foi a única espécie identificada nos animais atendidos na Clínica Veterinária PUCPR.

Palavras-chave:Ectoparasitas. Epidemiologia. Rhipicephalus sanguineus