PREVALÊNCIA DE DELIRIUM NOS PACIENTES INTERNADOS NA ENFERMARIA DO HOSPITAL CAJURU

MEDEIROS, Kamilla Zandonadi1; TWARDOWSCHY, Carlos Alexandre2;

Introdução:Delirium é um estado confusional agudo, que afeta pacientes adultos nos hospitais com alteração da consciência, memória, percepção, comportamento, atenção e cognição, possui caráter transitório, reversível e flutuante. A etiologia é considerada multifatorial. As principais características desse distúrbio, que o diferencia de outras patologias, são: início agudo, flutuante e distúrbio da atenção. O diagnóstico depende da observação clínica. A ocorrência de delirium pode agravar a evolução do paciente. Se não for diagnosticado e iniciado o tratamento precocemente, haverá um aumento nos riscos de complicações e morbimortalidade.

Objetivo:Este estudo tem como objetivo geral avaliar a prevalência de delirium nos pacientes internados em uma enfermaria neurológica de um hospital universitário.

Metodologia:Este projeto foi primeiramente aprovado pelo do Comitê de Ética. Foi realizado um estudo observacional transversal, ambientado em enfermarias neurológicas de um hospital universitário. Os pacientes foram convidados a participar da pesquisa, com a entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e assinatura. Os dados foram captados por meio da aplicação de um formulário e o algoritmo Confusion Assessment Methodo (CAM), ferramenta padrão para o diagnóstico.

Resultados:O presente estudo avaliou trinta e três pacientes, desses 12 apresentaram delirium. A prevelência foi de 36,4%. Houve associação significativa da condição estudada com infecção, tempo de internamento e alteração na escala de Glasgow. A prevalência na população estudada foi mais alta em relação a outros estudos, ocorreu possivelmente por avaliar predominantemente pacientes com patologias neurológicas.

Conclusões:Conclui-se que mais trabalhos são necessários para buscar uma relação causal para a prevalência que foi encontrada nesse estudo.

Palavras-chave:Delirium. Prevalência. CAM.