Artigo

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO E DO CONTROLE DE PACIENTES COM EPILEPSIA ENCAMINHADOS A UM CENTRO TERCIÁRIO

MEZADRI, Pedro Henrique1; TWARDOWSCHY, Carlos Alexandre2;

Resumo

Introdução:A epilepsia é um distúrbio neurológico muito comum caracterizado pela predisposição permanente em gerar crises epilépticas com consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais. O tratamento da epilepsia é complexo e o seu sucesso depende de diversos fatores, como aderência, competência médica profissional e disponibilidade de novas drogas, que estão sendo produzidas com o objetivo de melhorar a posologia e os efeitos colaterais, bem como aumentar a aderência, porém um grupo muito pequeno de pessoas ao redor do mundo tem acesso aos medicamentos, o que reflete a grande quantidade de pacientes sem controle das crises.

Objetivo:O objetivo desse estudo é avaliar a situação terapêutica e a causa da ineficácia em pacientes sem controle das crises epilépticas encaminhados ao ambulatório especializado de neurologia do Hospital Nossa Senhora da Luz (HNSL) na cidade de Curitiba, PR – Brasil.

Metodologia:No formato de um estudo observacional transversal foram entrevistados no ano de 2016, por meio de um formulário, 64 pacientes com diagnóstico de epilepsia.

Resultados:A maioria dos pacientes (90,6%) encontravam-se sem controle das crises. As causas isoladas de falha terapêutica mais prevalentes foram: refratariedade, subdosagem e aderência; em outra análise três causas de falha que envolvem, necessariamente, a atuação médica, foram agrupadas em manejo inadequado do paciente (37,8%), resultando na principal causa de falha no controle das crises da epilepsia neste estudo.

Conclusões:Conclui-se que grande parte dos pacientes encaminhados ao centro terciário poderiam obter o controle das crises de epilepsia na atenção primária à saúde através do manejo adequado. O que evidencia a necessidade de políticas de preparo do profissional generalista em tratar uma doença de tamanha prevalência como a epilepsia e que pode ter graves consequências se não controlada.

Palavras-chave:Epilepsia. Crises. Tratamento. Centro. Terciário.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador