APOIO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA FIBRA DE CURAUÁ EM AMBIENTES ALCALINOS E ESTUDO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE ARGAMASSAS REFORÇADAS COM FIBRAS VEGETAIS DA AMAZÔNIA – CURAUÁ

LIMA, Luma De Oliveira1; MARCONDES, Carlos Gustavo Nastari2;

Introdução:O projeto visa trazer pesquisas sobre o uso de fibras naturais para aumento da resistência do concreto, neste caso sendo a fibra de curauá. Uma fibra típica da região Amazônica que há centenas de anos é usada por seus nativos nos mais diversos utensílios devido sua alta resistência e que vem sendo muito explorada pelas empresas automobilísticas. No entanto, a utilização e pesquisas na área da engenharia civil com a mesma é pouca e por isso projetos desse tipo são de extrema importância para área. Vale ressaltar, que não só foram feitos estudos a cerca da fibra no concreto, como também das características intrínsecas da fibra, tais quais umidade, absorção e reação ao meio alcalino; visando entender melhor cada reação sua com o concreto.

Objetivo:Buscar definir o comportamento da fibra de curauá quando adicionadas em meios alcalinos e avaliar a resistência da argamassa com fibra vegetal. Além de definir características como umidade e absorção natural da fibra, importantes para a análise.

Metodologia:Este projeto pretende trazer uma compilação de estudos acerca de pesquisas relacionadas à fibra de curauá. Sendo assim, os métodos utilizados para a conclusão do trabalho foram obtidos por meio de normas e estudos anteriores, houve algumas dificuldades por não haver os materiais necessários em laboratório, no entanto, encontraram-se alternativas para os testes, o que pode vir a facilitar estudos futuros que venham a ter os mesmos problemas.

Resultados:Os resultados foram de acordo com o esperado e são passíveis de uma análise satisfatória. Para o ensaio de reação ao meio alcalino, a fibra apresentou uma cerca degradação das suas estruturas de acordo com o aumento da alcalinidade, o que serviu para explicar mais tarde a perda de resistência quando em contanto com o cimento, que é alcalino. Por outro lado, mostrou-se com um alto nível de absorção, o que é uma característica boa quando se leva em consideração que o concreto tende a diminuir a resistência quando há muita água, no fim, essa característica nos permitiu inferir o porquê do aumento de resistência do concreto proporcional ao aumento da quantidade fibra, o que dá a entender que a característica de alta absorção se sobressai a de diminuição da resistência em meio alcalino.

Conclusões:Resultados satisfatórios puderam ser obtidos por meio deste projeto, comprovando a veracidade de pesquisas anteriores a essa e acrescentando novas teorias sobre a fibra de curauá. Os estudos referentes a absorção da fibra, sua reação ao meio alcalino e resistência a compressão do corpo de prova com a fibra foram imprescindíveis para o entender um pouco melhor essa fibra natural ainda tão pouco conhecida. Com certeza outros estudos mais profundos e com um intervalo de tempo maior devem ser realizados, no entanto, os obtidos aqui são relevantes e servem de impulso para que mais pesquisas sejam realizadas.

Palavras-chave:Fibra. Concreto. Curauá. Alcalino.