EFEITOS ADVERSOS DA PRESSÃO DEMOGRÁFICA SOBRE A QUALIDADE DE MANANCIAIS URBANOS

BAPTISTA, Thais Carlini1; SCHIMALESKI, Ana Paula Coelho3; GARCIAS, Carlos Mello2;

Introdução:As bacias hidrográficas consideradas como mananciais de abastecimento público para a Região Metropolitana de Curitiba têm sido alvo de um processo de ocupação urbana impactante sobre a qualidade das suas águas. A RMC está localizada em uma região de disponibilidade hídrica restrita. Mesmo assim, a demanda por água de abastecimento público tem aumentado e o uso e ocupação do solo causam a deterioração da qualidade dos mananciais.

Objetivo:A partir desse cenário, o principal objetivo deste trabalho é analisar historicamente a evolução da mancha urbana, comparando-a com dados de qualidade das águas, de forma a entender os efeitos adversos da pressão urbana sobre a água.

Metodologia:Para essa pesquisa foi selecionada a bacia hidrográfica do rio Palmital para estudo de caso. A metodologia desta pesquisa teve como base a elaboração de cenários temporais da evolução da mancha urbana na bacia do Palmital, em contraposição à evolução da qualidade das suas águas. A construção dos mapas de uso e ocupação do solo foi realizada a partir de imagens disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que foram georreferenciadas utilizando o software ArcGis. Já a qualidade da água teve como base os dados históricos disponibilizados pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Resultados:Os resultados indicam relações entre o processo de urbanização e a piora da qualidade da água. Isto foi retratado nas imagens obtidas na memoria histórica retrospectiva do processo de urbanização bem como no histórico da qualidade da água.

Conclusões:Os principais efeitos adversos da ocupação do uso e ocupação do solo nos rios são derivados do lançamento de esgotos e resíduos sólidos direta ou indiretamente em suas águas. Observou-se também que houve uma relação direta entre o aumento da urbanização da área de drenagem da bacia estudada com a piora da qualidade das suas águas superficiais.

Palavras-chave:Urbanização. Mananciais urbanos. Efeitos adversos da urbanização. Qualidade da água.