Artigo

EFEITOS DOS POLUENTES DIFUSOS DE ORIGEM DOMÉSTICA NO CÓRREGO AVIÁRIO

Martins, Brunna Da Silva Souta1; MELLO, Leticia Louise De3; GARCIAS, Carlos Mello2;

Resumo

Introdução:O estudo da poluição difusa nas bacias hidrográficas é de extrema importância, uma vez que esse tipo de poluição é tão presente quanto a poluição pontual no meio ambiente e impacta os corpos aquáticos de forma direta e perceptível. Ainda assim, existem poucas pesquisas avaliando de que forma a poluição difusa se apresenta e impacta as bacias hidrográficas. Sabe-se que os efluentes domésticos e o descarte de resíduos de forma inadequada são as principais fontes de poluição difusa. Deste modo, torna-se imprescindível que, em grandes centros urbanos como Curitiba, a identificação dos efeitos que os poluentes difusos de origem doméstica têm nos corpos hídricos sejam estudados e registrados, a fim de acarretar grandes melhorias no cenário da qualidade hídrica do município.

Objetivo:Identificar os tipos de poluentes presentes em fontes de poluição difusa e de origem doméstica no córrego aviário, na bacia hidrográfica do Rio Belém, na cidade de Curitiba, PR.

Metodologia:A pesquisa consistiu em elencar as principais fontes de poluição difusa mais prováveis a serem encontradas no córrego, a partir da metodologia da caracterização prévia. A partir disso, 4 pontos do córrego foram selecionados para terem amostras coletadas e analisadas para se confirmar os poluentes presentes. Os parâmetros avaliados foram oxigênio dissolvido, pH, coliformes totais e análise visual.

Resultados:Através da Metodologia da Caracterização Prévia foi possível prever os tipos de poluentes presentes em cada um dos pontos, no ponto P1 estimou-se a não presença dos parâmetros avaliados, o ponto P2, estimou-se principalmente a presença de efluentes, no ponto P3 supôs-se a presença de todos parâmetros, o ponto P4 apresentou a classificação “extremamente presente” para todos os parâmetros. A partir das estimativas, que foram confirmadas através das análises, foi possível perceber a sua relação com a condição sanitária e social dos locais estudados e também o impacto que a poluição exerce sobre a qualidade das águas. Ficou claro a necessidade da criação de programas específicos, econômicos e sociais, que se encaixem pontualmente na região do córrego aviário, ações que promovam a educação ambiental, melhorias nas condições sanitárias e investimentos financeiros na localidade, para dessa forma, mitigar o problema da poluição difusa no córrego aviário/PR.

Conclusões:A pesquisa cumpriu todos os objetivos e seus resultados deverão contribuir para o desenvolvimento futuro de novas pesquisas nesta área, buscando alternativas de solução para os problemas decorrentes da poluição difusa nas cidades.

Palavras-chave:Bacia Hidrográfica. Poluição difusa. Metodologia da caracterização prévia. Educação ambiental.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador