CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE NÍVEIS DE DIFICULDADES EM PARTITURAS

JUNIOR, Roque Correa1; FILHO, Luiz Carlos Martins Loyola3; CARVILHE, Claudio3; JUNIOR, Carlos Nascimento Silla2;

Introdução:Atualmente há uma grande quantidade de músicas e partituras disponíveis na Internet. No entanto, encontrar partituras com níveis apropriados para o estudo pode ser uma tarefa difícil para estudantes e professores de música. Isso se dá principalmente pela quantidade de versões diferentes de uma mesma partitura musical ou ainda por diversas partituras não serem identificadas com um nível de dificuldade específico.

Objetivo:Os objetivos deste trabalho são: (1). Estudar um método de ensino tradicional para violão; (2). Avaliar esse método de ensino em relação a forma como os conceitos e técnicas são apresentados; (3). Criar uma base de partituras para o instrumento estudado; (4). Avaliar a dificuldade de cada partitura em relação a sua dificuldade.

Metodologia:Para realizar a pesquisa foi realizado um estudo preliminar sobre como professores de violão utilizam as tecnologias da informação e comunicação para auxiliar e/ou apoiar o ensino do instrumento. Também foi realizado um estudo detalhado da obra de Henrique Pinto para o ensino do violão. Para cada partitura presente no método foi analisado quais os conceitos que eram introduzidos, dessa forma criando uma série de rótulos referentes a cada partitura.

Resultados:Os principais resultados deste projeto foi a criação de um modelo de dificuldade de partituras para violão baseado no método de Henrique Pinto e a publicação de um artigo na revista científica Intersaberes.

Conclusões:Como trabalho futuro devemos estudar outros métodos de ensino para violão e também para outros instrumentos musicais. Além disso o método desenvolvido pode ser integrado ao sistema de recomendação que será desenvolvido em outro projeto.

Palavras-chave:Violão, Tecnologias, Ensino com tecnologias. Educação Musical. Computação musical.