ESTUDO DO MECENATO PRIVADO E SUAS RELAÇÕES COM O MARKETING CULTURAL

SILVA, Edicleia Da1; PEGINI, Claudia Bellanda2;

Introdução:O presente estudo parte do contexto da consolidação do mecenato privado atrelado às políticas de incentivo à cultura no Brasil contemporâneo. Inicialmente, apresentam-se aspectos históricos fundamentais no desenvolvimento das políticas culturais brasileiras a partir da Era Vargas, o que permite compreender o processo histórico que culminou na partilha de responsabilidades de gestão cultural com a iniciativa privada nos anos de 1990.

Objetivo:A partir do cenário atual, em que empresas utilizam mecanismos de isenção fiscal para realizar investimentos em projetos culturais, torna-se necessário analisar as características do mecenato privado, o papel do Marketing Cultural e os meandros pertinentes ao segmento da produção artística.

Metodologia:Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, bem como de pesquisa observação, com abordagem qualitativa, evidencia-se que os estudos sobre o tema são incipientes no que toca à relação estabelecida entre o marketing cultural e a captação de recursos via leis de incentivo.

Resultados:A partir do estudo teórico e da participação em cursos, palestras e reuniões públicas no Instituto Cultural Ingá (ICI), organização sem fins lucrativos que tem atuado no sentido de potencializar a cultura no município de Maringá, PR, foi possível compreender o complexo arranjo produtivo da cultura municipal, identificando os principais atores sociais e as dificuldades encontradas para a captação de recursos.

Conclusões:Verifica-se, como resultado da análise dos dados pesquisados, que se faz necessário profissionalizar os cidadãos interessados em promover ações culturais por meio de editais e leis, sejam eles produtores, artistas ou entusiastas, a fim de haja legitimidade no emprego de recursos públicos, equilibrando os interesses das empresas e da comunidade representada pelos agentes culturais.

Palavras-chave:Mecenato privadof Marketing Cultural. Leis de Incentivo à Cultura.