MINERAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA DIAGNÓSTICO DE PROCESSOS DE ATENDIMENTO CLÍNICOS

PINHEIRO, Leonardo Kichileski1; MOURA, Julia Yumi Maruyama3; PEREIRA, Ramon Martinez3; MORÃO, Sariah Ester Torno3; SANTOS, Eduardo Alves Portela3; BARRA, Claudia Maria Cabral Moro2;

Introdução:O aumento de expectativa de vida e o envelhecimento da população aliados ao sedentarismo levam a preocupação com doenças cardiovasculares, entre elas o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é a maior causa de morte e incapacidade no Brasil. Dados do Ministério da Saúde de 2013 apontam que a cada cem mil brasileiros, 108 sofrem um AVC anualmente, com taxa de mortalidade aproximada de 31% nos doze meses seguintes ao episódio. Existem duas subdivisões da doença, o AVC Hemorrágico e o Isquêmico, que compreende 80% dos. Existem orientações clínicas para o tratamento da doença, entretanto a prática médica por vezes se distancia do que é previsto pelas diretrizes clínicas. Entender esse distanciamento é um dos desafios da gestão hospitalar e a Mineração de Processos pode ser aplicada para identificar os pontos de desvio da diretriz clínica e as características.

Objetivo:Este trabalho tem por objetivo aplicar a técnica de Mineração de Processos para identificar ações essenciais, analisar a execução e propor melhorias ao fluxo de atendimento à pacientes com sintomas de AVC em um hospital localizado em uma cidade da região sul do Brasil.

Metodologia:O software Disco foi escolhido para realização da mineração de processos, sendo o foco deste trabalho a utilização da técnica de Descoberta do Processo, onde os dados descrevem o modelo de atendimento a partir de marcas de tempo associadas a cada uma das atividades realizadas no atendimento. Foram selecionados casos em que o processo terminava em alta ou óbito, excluindo aqueles que não haviam realizado o processo completo de atendimento clínico, totalizando 2.444 pacientes.

Resultados:Foi realizada a descrição de cada um dos eventos encontrados no processo, para esclarecer as etapas analisadas e marcas de tempo atreladas a elas.

Conclusões:A visão global do processo apresentada por esse estudo é fundamental para que as equipes relacionadas ao atendimento de pacientes de AVC entendam o que acontece na realidade, quais os caminhos mais frequentes e quais caminhos podem ser uma alternativa para o ganho de eficiência. A análise de conformidade do processo descoberto com as diretrizes clínicas será a continuidade deste estudo.

Palavras-chave:Mineração de processos. Acidente vascular cerebral. Descoberta de padrões. Saúde. Gestão.