DISCUSSÃO DA MEDIAÇÃO E DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTOS RELEVANTES PARA O ACESSO À JUSTIÇA E SOLUÇÃO DE DEMANDAS

SERRA, Thayssa De Paula1; TERRA, Claudine Aparecido2;

Introdução:A abordagem da mediação tendo em vista o processo de comunicação, parte da premissa que este elemento é muito relevante para o acesso à justiça com a solução consensual de demandas. Com efeito, a utilização dessas técnicas além de funcionar como ‘’pacificadora’’, tem como uma das suas principais vantagens, o fato que os interessados participam ativamente, exprimem suas opiniões e alcançam a melhor solução, em especial com a utilização de novas tecnologias (mensagens via whatsapp, por exemplo). O processo comunicativo na mediação é de fundamental importância e para que o sucesso seja alcançado na mesma, se faz indispensável o sentimento de empoderamento e validação dos envolvidos.

Objetivo:Estudar a mediação a partir da utilização das novas tecnologias de troca de mensagens na busca da efetividade do acesso à justiça, em especial em um momento em que as relações humanas estão cada vez mais conectadas, ou seja, comunicar-se, dando e recebendo informações é de suma importância para a resolução alternativa de conflitos, notadamente quando se pensa em solução consensual.

Metodologia:Foi utilizada pesquisa doutrinaria e jurisprudencial, fichamentos de livros, textos e artigos científicos.

Resultados:A pesquisa demonstrou que a mediação se constitui com um importante instrumento alternativo parra solução de demandas, neste particular a efetiva troca de informações é fundamental, tendo em vista a necessidade de aproximar as partes. Para tanto o uso dos aplicativos de mensagens eletrônicas é fundamental, pela agilidade e praticidade, apresenta diversas vantagens e tem relevante papel na busca de justiça e sua efetivação.

Conclusões:Conclui-se que a mediação favorece e proporciona maior acesso à justiça e a utilização dessas modernas ferramentas favorece a comunicação e contribui para desobstruir o Judiciário, com maior celeridade e economia, notadamente a partir da obtenção do consenso entre as partes envolvidas na busca de solução alternativa ao processo judicial comum.

Palavras-chave:Mediação. Comunicação. Acesso à Justiça.