Artigo

A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE LABORAL DECORRENTE DA MUDANÇA PARADIGMÁTICA EXIGIDA PELO ATUAL SISTEMA DE PRODUÇÃO

MARICATTO, Gabriel Khauam1; OLIVEIRA, Claudio Rogerio Teodoro De2;

Resumo

Introdução:A usinagem é um dos processos de fabricação mais importante, produzindo peças com geometrias diversificadas dos mais diferentes tipos de materiais. Para sua execução é necessário ferramentas, máquinas-ferramentas e condições de corte apropriadas, aplicadas em diferentes processos, como o torneamento, fresamento, furação, alargamento, rosqueamento, brochamento, entre outros.

Objetivo:Este Projeto tem como objetivo desenvolver um sistema para medição da temperatura na interface cavaco/ferramenta.

Metodologia:utilizando o método do termopar ferramenta-peça e realizar testes com o mesmo. Para tanto, faz-se necessário a calibração termoelétrica entre a ferramenta de corte (haste de metal duro classe P30) e o aço de baixo carbono ABNT 1020, utilizados nos testes. Na construção do medidor de temperatura, é realizado o projeto de isolamento do sistema para o direcionamento de corrente quando de sinais de corrente. Durante os testes variou-se os principais parâmetros de corte: velocidade de corte, profundidade de corte e avanço. A pesquisa une os princípios da usinagem com princípios de funcionamento dos termopares - efeito Seebeck. No campo industrial, se conhecer a temperatura da interface cavaco/ferramenta proporciona a otimização do processo de fabricação de peças, reduzindo custos com troca de ferramentas danificadas e reduzindo consequentemente o tempo de trabalho.

Resultados:com apresentação dos resultados observou-se que o sistema funcionou adequadamente e os resultados dos testes foram analisados e discutidos, sendo que a influência dos parâmetros de corte corresponde àquele indicado pela teoria.

Conclusões:O desenvolvimento do projeto e a calibração do medidor de temperatura ocorreram com sucesso, demonstrando ser um sistema confiável para ser usado, anto para testes de aulas práticas, como para pesquisa. É possível compreender os efeitos das condições de corte na temperatura da interface cavaco-ferramenta, sendo que o aumento das condições de corte faz aumentar esta temperatura.

Palavras-chave:Temperatura da interface cavaco-ferramenta. Método do termopar ferramenta-peça. Torneamento de aço. Condições de corte.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador