Artigo

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: COLEÇÃO AUDIOVISUAL PARA ANÁLISE DE ÂNIONS

ZILLI, Matheus1; WEIS, Jean Pscheidt3; SOUZA, Clayton Fernandes De2;

Resumo

Introdução:As aulas prática nos cursos de química a nível de graduação são partes integrantes do currículo. Na disciplina de química analítica é trabalhado o conjunto de métodos de separação e identificação de cátions e ânions. Os ânions, ao contrário dos cátions, não apresentam uma separação sistemática e os roteiros práticos de identificação e caracterização, são longos e exigem o conhecimento de algumas técnicas para serem alcançados. Desta forma, uma alternativa para melhorar o processo de ensino e aprendizado dentro das aulas prática de distinção e caracterização de ânions da disciplina de química analítica qualitativa é a elaboração de vídeos, os quais mostram todas as técnicas dando aos expectadores condições de executar e entender os procedimentos.

Objetivo:Ante ao exposto, este projeto teve como objetivo de produzir uma coleção de vídeos de aulas práticas de Química Analítica Qualitativa em nível de graduação para a análise de ânions.

Metodologia:Para isso, foram desenvolvidos roteiros de cada grupo de ânions, definidos as etapas de pré-produção, após a testagem das análises dos ânions de cada grupo e por fim, a filmagem e edição dos vídeos dos procedimentos experimentais.

Resultados:De acordo com o proposto neste projeto, obteve-se roteiros estruturados para a construção de recursos audiovisuais referentes à um procedimento experimental e vídeos dos procedimentos experimentais de práticas da Química Analítica Qualitativa.

Conclusões:Conclui-se que esses recursos podem auxiliar nas atividades experimentais presencias, otimizando tempo e discutindo as práticas de laboratório importantes para a formação completa do profissional da química.

Palavras-chave:TICs. Vídeo-aulas. Análise sistemática de ânions. Química qualitativa.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador