Artigo

O PROTAGONISMO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX (1960 - 1990)

GONCHO, Mirela1; PERETTI, Clelia2;

Resumo

Introdução:Este trabalho visa estudar o protagonismo das mulheres na Igreja no Brasil nos anos 1960-1990 a partir da perspectiva da “hermenêutica de gênero”. O recorte temporal está atrelado à proposta de pesquisa que objetiva compreender as mudanças e avanços propostos pelo Vaticano II, além de documentos sucessivos sobre a atuação, o papel e os ministérios da mulher na Igreja brasileira.

Objetivo:O propósito principal desse trabalho é caracterizar o protagonismo das mulheres na Igreja de Curitiba nos anos 1960-1990, para averiguar a relação existente entre os documentos e o processo de emancipação e atuação da mulher na Igreja.

Metodologia:A pesquisa foi baseada em um levantamento bibliográfico nas Bibliotecas Publica, Puc e UFPR, além de banco de dados e pesquisa virtual, bem como o acesso a algumas atas e registros de instituições filantrópicas.

Resultados:O protagonismo das mulheres na Igreja de Curitiba nos anos analisados se dá por dois momentos históricos: a partir da formação das CEBs (Concílio Vaticano II) e por iniciativa das mulheres da elite de Curitiba influenciadas pelos romances europeus a realizarem trabalhos filantrópicos. A mulher sempre teve seu papel de importância na história da Igreja, como já nos mostrava o evangelista Lucas, mas ao longo do tempo as mulheres saíram do anonimato e passaram a ter nome e continuam conquistando seu espaço na história. A atuação das mulheres nas CEBs, embora forte e atuante, aconteceu de modo muito discreto e eficiente: essa atividade realizada por elas auxiliou na construção da história das paroquias e na luta pelo povo, porém há poucos registros a respeito de seus nomes e sobrenomes. Por outro lado, o destaque das mulheres da elite de Curitiba, também eficiente e de grande importância, apresenta nome e sobrenome, isso se deu pela influência sócio política das famílias dessas protagonistas.

Conclusões:Nossas paróquias carecem de registros de suas próprias histórias, talvez com isso soubéssemos os nomes das mulheres e o trabalho realizado das que atuam nas paróquias de Curitiba, esse é o desafio proposto por este estudo.

Palavras-chave:A mulher na Igreja de Curitiba anos 1960-1990. CEBs. História da Igreja de Curitiba. Filantropia. Sociedade de Curitiba.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador