Artigo

AS CASAS HISTÓRICAS DE TÁBUAS DE MADEIRA DE CURITIBA, PR: RESGATE HISTÓRICO-ICONOGRÁFICO DAS CONSTRUÇÕES DOS IMIGRANTES NA CIDADE

OLIVEIRA, Bianca Pontes Almeida de1; CASTRO, Cleusa De2;

Resumo

Introdução:A pesquisa intenda a identificação da arquitetura dos imigrantes europeus que se estabeleceram em Curitiba entre o final do século XIX e início do século XX, se focando especificamente nas habitações construídas em tábuas de madeira que até hoje marcam a paisagem da cidade.

Objetivo:O objetivo dessa pesquisa é a identificação de material acerca do tema, em fonte bibliográficas e arquivistas, em forma de referências e imagens, sobre as casas históricas de tábuas de madeira com mata junta construídas em Curitiba no período em questão. Objetivou-se também, levantar a importância que essas casas e sua história tiveram na caracterização da cidade.

Metodologia:Foram procuradas referências bibliográfica e iconográfica que esclarecessem como o processo de imigração aconteceu no Paraná e em Curitiba, visando entender os assentamentos europeus que ocorreram na cidade. A pesquisa também se respaldou por fotos históricas, centrando a busca no acervo da casa da memória de Curitiba.

Resultados:Fora possível realizar o levantamento das principais fontes que tratam da ocupação da cidade pelos imigrantes europeus referente as casas típicas de madeira, a partir desse levantamento fora feito o mapeamento dos assentamentos em Curitiba. As imagens encontradas durante a pesquisa foram organizadas e tabeladas, permitindo uma clara leitura do que foi conseguido. Além desses tópicos também fora feito um apanhado das técnicas construtivas empregadas nas antigas residências de tabuas com mata junta, já que a forma de construir pelo imigrante trouxe características de sua terra natal que foram adaptadas, criando uma forma única de construir.

Conclusões:Como as residências em tábuas de madeira estão inseparavelmente atreladas a história e identidade de Curitiba, é importante documentar e destacar as origens e processos relacionados ao passado das mesmas. O compilado de informações e imagens levantadas na pesquisa serve não apenas como acervo, mas também como forma de mapear as principais localidades onde a técnica influi pela cidade. Foi constatado durante a pesquisa que existe uma grande dificuldade em se conseguir imagens acerca do tema, e as residências tendem a desaparecer ela cidade considerando a pouca conscientização a respeito de sua importância histórica. Por isso, pesquisas como essa, que documentem e ressaltem objetos tão importantes de serem estudados se fazem necessárias.

Palavras-chave:Casas de madeira de tábua e mata junta. Arquitetura histórica de Curitiba. Arquitetura do imigrante europeu. Preservação de patrimônio histórico.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador