A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO MORAL E BULLYING

OLIVETE, Franchesco Duarte1; AMORIM, Cloves Antonio De Amissis2;

Introdução:Uma das formas mais frequente de violência nas escolas tem sido a violência entre pares, denominada de fenômeno bullying. A ausência de princípios morais, do ensino moral e de sua prática dentro de uma sociedade é capaz de originar sérios problemas de condutas, entre elas as condutas agressivas, e entre estas pode estar o bullying. Prática comum e com elevada frequência em instituições escolares, que tem chamado a atenção dos pesquisadores e das autoridades, especialmente por suas consequências. Tognetta e Vinha (2010) destacam que entre as ações de bullying estão aquelas que dizem respeito a questões morais, como colocar apelidos e constranger os outros.

Objetivo:O objetivo dessa pesquisa foi correlacionar o envolvimento na dinâmica bullying com o nível de desenvolvimento moral.

Metodologia:Participaram 15 alunos do 6º ano de uma escola pública. Sendo 4 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. A idade variou de 10 a 12 anos, 80% tinham 11 anos. Os dados foram coletados no ambiente escolar mediante a aplicação coletiva em sala de aula, utilizando de 2 instrumentos: DIT (O Prisioneiro Foragido) (SHIMIZU, 2004) e Escala de Vitimização (LIMA, 2017).

Resultados:Encontrou-se que 53,3% participaram da dinâmica bullying e desses, 26,6% foram vítimas, 2 participantes foram vítimas e agressores e 1 participante foi agressor. Em relação ao nível do desenvolvimento moral 90% apresentou o nível convencional – estágio 2, subestágio 3 (moralidade do “bom garoto”, de aprovação social e relações interpessoais) e 10% no nível 4 (orientação para lei e a ordem). As principais queixas das vítimas foram ser xingado por colegas e/ou serem provocadas, enquanto que o agressor relatou exclusão de colegas de grupos ou de brincadeiras.

Conclusões:Provavelmente a prevalência de participantes do sexo feminino tenha interferido na identificação de participantes da dinâmica bullying e não se encontrou correlação entre o nível de desenvolvimento moral auto referido e o envolvimento na dinâmica bullying.

Palavras-chave:Bullying. Desenvolvimento moral. Violência escolar.