Artigo

A TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE LATINO-AMERICANA POR MEIO DE PLANOS URBANÍSTICOS REFERENCIAIS: ESTUDO A PARTIR DE CASOS SELECIONADOS

MAGALHAES, Gabriela Dos Santos1; CANTARIM, Fernanda3; ULTRAMARI, Clovis2;

Resumo

Introdução:Esta pesquisa PIBIC tem como alvo de estudo a transferência de ideias sobre a cidade e seu planejamento no século XIX e inicio do século XX, entre países da América Latina e países da Europa e América do Norte. Este recorte temporal representa um momento onde as influências estrangeiras no planejamento urbano de cidades latino-americanas foram recorrentes e onde a figura do urbanista europeu e norte-americano foi mais fundamental para elaboração de alguns dos planos com maior impacto no mundo das ideias urbanísticas. Durante esse recorte temporal, o processo de transferência de ideias e conhecimento usualmente acontecia de forma direta e de mais fácil apreensão. A pesquisa foi realizada pela aluna de graduação Gabriela dos Santos Magalhães, com a colaboração da doutoranda Fernanda Cantarim e orientação do professor Dr. Clovis Ultramari.

Objetivo:Esta pesquisa PIBIC tem como alvo de estudo a transferência de ideias sobre a cidade e seu planejamento no século XIX e inicio do século XX, entre países da América Latina e países da Europa e América do Norte. Este recorte temporal representa um momento onde as influências estrangeiras no planejamento urbano de cidades latino-americanas foram recorrentes e onde a figura do urbanista europeu e norte-americano foi mais fundamental para elaboração de alguns dos planos com maior impacto no mundo das ideias urbanísticas. Durante esse recorte temporal, o processo de transferência de ideias e conhecimento usualmente acontecia de forma direta e de mais fácil apreensão.

Metodologia:Essa pesquisa é de natureza bibliométrica, utilizando de livros, artigos e trabalhos acadêmicos que discutam a história do urbanismo e planejamento da cidade latino-americana. A leitura de materiais selecionados possibilitou à criação um cenário de eventos – resumido em quadros e linhas temporais - que contextualizam as transferências de ideias na América Latina durante o período estudado.

Resultados:Entre os resultados desta pesquisa está a reunião de materiais de referência sobre o entendimento da cidade latino-americana contemporânea, incluindo quadros, linhas temporais e fichamentos com seus processos de recepção de ideias advindas de países centrais e com respaldo direto ou indireto no desenho das cidades.

Conclusões:Como discussão final, pode-se fazer generalizações e aproximações, além da definição de especificidades nas eventuais circulações de ideias entre as cidades da América Latina e/ou o vínculo com seus modelos de origem em países centrais.

Palavras-chave:Transferência de Ideias. Circulação de Ideias. Planejamento Urbano. Urbanismo. América Latina.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador