Artigo

A CINESIOTERAPIA COMO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

ROSARIO, Barbara De Lima do1; RIBAS, Cristiane Goncalves2;

Resumo

Introdução:O transtorno do espectro autista (TEA) provavelmente está presente desde a infância, manifestando déficit nas capacidades sociocomunicativa, comportamental, sensorial e motora que variam vastamente, dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica. A fisioterapia é capaz de intervir na necessidade da criança por meio do próprio corpo, tentando construir uma relação entre o psíquico e o orgânico.

Objetivo:Avaliar se a Cinesioterapia apresentará resultado efetivo no atraso do desenvolvimento motor da criança autista sob a Avaliação de Psicomotricidade Vitor da Fonseca.

Metodologia:Participaram do estudo 5 crianças autistas com idade de 3 a 4 anos, as quais foram submetidas a um mês de vínculo e a primeira avaliação (Pré) sendo utilizada a Avaliação Vitor da Fonseca adaptada contendo 86 itens, onde receberam intervenção fisioterapêutica com duração de 30 minutos, utilizando a cinesioterapia por exercícios no solo e meios lúdicos com ênfase nos elementos da psicomotricidade, após 16 atendimentos foi reaplicada a avaliação (Pós).

Resultados:Os domínios avaliados foram esquema corporal (EC), lateralidade (L), noção temporal (NT) e noção espacial (NE), ao comparar os momentos de avaliação Pré e Pós foi observado diferença estatisticamente significativa apenas no esquema corporal (p=0,042), sendo este o elemento básico indispensável para a formação da personalidade, onde a criança com TEA demonstra dificuldade em compreender.

Conclusões:Por meio da cinesioterapia obteve-se melhora importante em relação ao domínio EC sob a ótica da avaliação psicomotora Vitor da Fonseca, pois pode proporcionar a criança compreender seu corpo e se expressar por meio dele, ativando o nível sensorial e motor por meio de atividades psicomotoras, utilizando brinquedos pedagógicos e exercícios fisioterapêuticos de solo, favorecendo a claridade de raciocínio, a melhor retenção de detalhes e as relações de convívio social.

Palavras-chave:Transtorno do Espectro Autista. Fisioterapia. Psicomotricidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador