Artigo

IMERSÃO SOCIAL NO CAMPO DO MANAGEMENT: TEORIAS ASSOCIADAS AO CONCEITO

MOURA, Manoela Maria Caron1; MACIEL, Cristiano De Oliveira2;

Resumo

Introdução:O conceito de Imersão Social (Embeddedness) foi proposto por Granovetter (1985) para exemplificar como as interações econômicas estão imbricadas em relações sociais. A imersão social surge como importante elemento para apontar como as trocas econômicas são precariamente explicadas a partir do pressuposto de homo economicus, preconizado pela Economia Neoclássica. Mais especificamente o conceito sustenta o argumento de que, quando as trocas econômicas de mercado ocorrem elas não estão livres da influência das relações de amizade, parentesco, conhecimento, que por sua vez, fazem com que as condições da troca, incluindo o preço, sejam modificadas, principalmente por causa da confiança e das normas sociais. Em função a importância da imersão social nas relações interorganizacionais, este trabalho procurou analisar as principais teorias associadas ao conceito.

Objetivo:O objetivo foi analisar a produção científica sobre embeddedness, destacando os termos que mais se relacionam com o conceito.

Metodologia:Os artigos encontrados foram pesquisados na base de dados Web of Science e depois aglomerados em clusters por meio da análise de redes para consecução do objetivo da pesquisa. A partir de uma matriz dos termos citados com mais frequência nos artigos encontrados foram selecionados alguns conceitos que representam como se dividem as principais correntes de pesquisa sobre embeddedness.

Resultados:Teorias sobre inovação, conhecimento, confiança e estratégia estão entre as mais comumente associados ao conceito de embeddedness na área de pesquisa sobre administração.

Conclusões:Conclui-se que o conceito é mais frequentemente articulado com teorias que enfatizam mais comumente o valor da troca de informações nos relacionamentos interorganizacionais e seus efeitos no desempenho das organizações.

Palavras-chave:Embeddedness. Management. Business.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador