Artigo

CAPITAL SOCIAL NO CAMPO DO MANAGEMENT: TEORIAS ASSOCIADAS AO CONCEITO

HECKE, Anna Giulia1; MACIEL, Cristiano De Oliveira2;

Resumo

Introdução:O capital social é um conceito usado para se referir ao valor das relações sociais como recurso. Com frequência o conceito é apresentado a partir de duas dimensões principais: estrutura de relações e relações sociais. A estrutura de relações é demonstrada graficamente, por de grafos ou sociogramas, que permitem identificar os atores com mais conexões e em posições de maior vantagem – que exemplificam o capital social estrutural. As relações sociais são constituídas por confiança, reciprocidade e normas compartilhadas – que exemplificam o capital social relacional. Em conjunto, capital social estrutural e relacional são amplamente empregados para explicar diversos consequentes de natureza organizacional.

Objetivo:O objetivo da presente pesquisa é identificar trabalhos acadêmicos sobre o conceito de capital social e mapear as teorias associadas ao conceito. A identificação das teorias associadas ao conceito possibilita que seja examinada a amplitude de articulações teóricas de determinado construto.

Metodologia:O método consistiu na realização de uma revisão de literatura, que possibilitou a coleta de 525 artigos na Web of Science com ênfase na área de management, que estão relacionados ao tema capital social. Tais artigos serviram de base para a realização da análise das teorias associadas ao conceito do capital social no campo do management.

Resultados:Os resultados apontam os principais temas que tem sido empregados como variáveis antecedentes ou consequentes do capital social na área de management nas publicações internacionais de alto impacto. Teorias de Análise de Redes Sociais, de Recursos Humanos, Governança e de Estratégia estão entre as principais na articulação com o conceito de capital social no referido campo de pesquisa.

Conclusões:A conclusão do trabalho é que a ideia de capital social tem sido mais amplamente empregada e colocada em articulação com as áreas que enfatizam a importância dos recursos e como esses recursos afetam o desempenho das organizações.

Palavras-chave:Capital social. Teorias. Management.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador