Artigo

DESEMPENHO DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX) DE DIFERENTES TAMANHOS PRODUZIDOS EM CLEVELÂNDIA, PR E SUBMETIDAS AO ARMAZENAMENTO

ZANACHI, Leticia Delavalentina1; SCHWERTNER, Matheus Henrique3; LENHARDT, João Antonio3; SCHNEIDER, Cristina Fernanda2;

Resumo

Introdução:A germinação e o vigor de sementes são fatores que podem sofrer influência em virtude do seu tamanho e local de produção, sendo ainda influenciada durante o período em que elas pode ficar armazenadas.

Objetivo:Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento bioquímico e fisiológico de sementes de soja de diferentes tamanhos, produzidas em Tapera - RS, e submetidas a um período de armazenamento.

Metodologia:O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x4, sendo dois tamanhos de sementes (5,5 e 6,5 mm de diâmetro) e 4 períodos de armazenamento (0, 2, 4 e 6 meses). Foram utilizadas sementes do cultivar MG 410, produzidas em Tapera – RS. As sementes foram armazenadas por diferentes períodos em ambiente controlado, e ao final de cada período a qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de peso de mil sementes, grau de umidade, condutividade elétrica, germinação, envelhecimento acelerado, teste de emergência a campo e atividade da peroxidase. Os dados obtidos foram analisados através do programa estatístico Sisvar e havendo diferença entre as médias, foi realizada análise de regressão.

Resultados:De maneira geral, a qualidade fisiológica e bioquímica das sementes sofreu influência em relação ao tamanho das sementes no decorrer do armazenamento. Contudo, o período de armazenamento foi o que proporcionou diferença estatística em praticamente todas as variáveis analisadas, sendo que, o potencial fisiológico diminuiu ao longo da armazenagem.

Conclusões:Sendo assim, o vigor das sementes decresceu conforme elas permaneceram armazenadas e que o tamanho das sementes influenciou na qualidade fisiológica durante o armazenamento das mesmas.

Palavras-chave:Glycine max. Influência. Comportamento. Potencial fisiológico.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador