Artigo

POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX) DE DIFERENTES TAMANHOS PRODUZIDAS EM ABELARDO LUZ, SC E SUBMETIDAS AO ARMAZENAMENTO

SCHWERTNER, Matheus Henrique1; ZANACHI, Letícia Delavalentina3; LENHARDT, João Antonio3; SCHNEIDER, Cristina Fernanda2;

Resumo

Introdução:A germinação e o vigor de sementes são fatores que podem sofrer influência em virtude do tamanho e local de produção, durante o período em que fica armazenada.

Objetivo:O objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento fisiológico de sementes de soja de diferentes tamanhos, produzidas em Abelardo Luz - SC, e submetidas ao armazenamento.

Metodologia:O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x4, sendo dois tamanhos de sementes (peneira 5,5 e 6,5 mm) e 4 períodos de armazenamento (0, 2, 4 e 6 meses). Foram utilizadas sementes do cultivar MG 210. As sementes foram armazenadas por diferentes períodos em ambiente controlado no laboratório de Citologia da PUCPR, Campus Toledo, e ao final de cada período de armazenagem, a qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de grau de umidade, peso de mil sementes, plântulas normais, plântulas anormais, sementes não germinadas, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado, peroxidase e emergência de plântulas em campo. Os dados foram analisados através do programa estatístico Sisvar, e havendo diferença entre as médias, foi realizada análise de regressão.

Resultados:qualidade fisiológica das sementes sofreu influência em relação ao tamanho das sementes no decorrer do armazenamento, sendo que, o potencial fisiológico diminuiu ao longo da armazenagem conforme seu tamanho. Por meio da análise de regressão foi possível constatar que houve uma resposta decrescente no número de plântulas normais germinadas no teste de germinação em função do período de armazenamento, sendo que, o mesmo foi observado para ambos os tratamentos, contudo houve uma menor porcentagem de plantas normais de sementes de peneira 5,5 mm. No teste de envelhecimento acelerado foi possível detectar diferenças apenas no período de armazenamento.

Conclusões:Sendo assim, concluiu-se que o vigor das sementes decresceu conforme elas permaneceram armazenadas e que o tamanho das sementes influenciou na qualidade fisiológica durante o seu armazenamento.

Palavras-chave:Vigor. Conservação. Procedência. Influência.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador