ASSOCIAÇÃO ENTRE ÁCIDO ÚRICO E RIGIDEZ DE PAREDE ARTERIAL EM POPULAÇÕES SAUDÁVEIS: REVISÃO SISTEMÁTICA

GUEDES, Murilo Henrique1; LUVIZOTTO, Mateus Justi3; FILHO, Roberto Flavio Pecoits3; BAENA, Cristina Pellegrino2;

Introdução:A rigidez arterial e hiperuricemia são preditores de doença cardiovascular, porém a evidência sobre a associação entre ácido úrico sérico e rigidez arterial é controversa.

Objetivo:Esclarecer a associação potencial entre níveis séricos de ácido úrico e rigidez arterial em populações aparentemente saudáveis.

Metodologia:Medline, Embase, Cochrane Central, PubMed e Web of Science foram pesquisados até 30 de abril de 2017. Dois revisores selecionaram os artigos e as discordâncias foram resolvidas por um terceiro autor. Foram extraídas informações sobre publicação, população de estudo, níveis de medidas de rigidez arterial e ácido úrico, análise estatística, ajustes, desenho do estudo, tamanho do estudo e teste de rigidez arterial. A qualidade dos estudos incluídos foi avaliada utilizando a escala Newcastle-Ottawa para estudos observacionais. Uma meta-análise dos estudos reportando odds ratios derivados de regressão logística foi realizada. A direção da associação e a qualidade dos estudos foram sintetizadas sob a forma de Harvest Plots.

Resultados:A partir das 1079 referências iniciais, foram incluídos 26 estudos para extração de dados. Esses estudos incluíram 135.405 indivíduos com idade média de 50,84 (desvio padrão (sd) 8,9) e níveis médios de ácido úrico de 5, 25 (sd 0,48) mg / dL. A qualidade geral dos estudos incluídos foi baixa. Foram incluídos 6 estudos na meta-análise com qualidade variando de 2 a 8. Comparado a quartis inferiores de distribuição de ácido úrico, os quartis superiores elevaram o risco de rigidez arterial em 33% [ OR : 1.33 (IC :1.08 - 1.59)].

Conclusões:Maiores níveis de ácido úrico estão associados a maior rigidez de parede arterial em indivíduos livres de doença cardiovascular.

Palavras-chave:Ácido úrico. Rigidez arterial. Prevenção. Revisão sistemática. Meta-análise.