A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ALVES, Mariana Da Silva1; SOUZA, Daniele Saheb Zaidan De2;

Introdução:A reflexão acerca do processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade requer que o conhecimento seja construído a partir de sua contextualização, ou seja, das diferentes dimensões que caracterizam as relações humanas diante do mesmo. Desta forma, emerge a necessidade de uma constância do conhecimento com a realidade do ser humano, aspecto este que se garante na vertente da transdisciplinaridade como estratégia para a reforma do pensamento.

Objetivo:A presente pesquisa buscou investigar e analisar os referenciais teóricos e metodológicos dos professores da Educação Básica de Curitiba, PR, para identificar aspectos congruentes com a transdisciplinaridade nesta etapa de Ensino. Neste projeto de pesquisa buscou-se contribuir frente às necessidades das questões contemporâneas e suas implicações para a prática docente, pretendendo propiciar aos docentes em serviço uma oportunidade de refletir sobre a sua prática bem como estimular a pesquisa quanto aos processos teóricos e metodológicos que venham a contribuir para a qualidade da ação docente nos Anos Iniciais do Ensino fundamental, em especial no que se diz respeito ao conhecimento cientifico e a realidade.

Metodologia:Realizamos, então uma revisão de literatura, com amplo estudo de obras relacionadas ao tema e sobre o contexto a ser estudado por meio de pesquisas bibliográficas, visando estabelecer os parâmetros e manter atualizado o campo teórico-metodológico que subsidiou a investigação. Como instrumento de coletas de dados de fim qualitativo se teve o roteiro de entrevistas semiestruturada para os docentes, atuantes em um Colégio da rede privada da cidade de Curitiba, situado no bairro Prado Velho. Os sujeitos entrevistados são docentes em sua totalidade mulheres, com formação de Licenciatura em Pedagogia e pós-graduação.

Resultados:Por meio da análise de dados entendemos que há uma harmonia quanto aos conhecimentos e práticas dos docentes e que, seu papel exige uma mediação para a formação integral dos alunos. Pode-se perceber também que os objetivos são alcançados com mais qualidade e facilidade quando a equipe docente tem um suporte constante em sua formação continuada que neste caso, é oferecida pela instituição em que trabalham.

Conclusões:Com tudo pode-se concluir que, existe uma relação entre os referenciais teóricos e metodológicos que os docentes pesquisados utilizam para embasar suas práticas docentes de modo que as tornem transdisciplinares pois, notou-se afinidade entre as docentes no que se refere aos seus referenciais e realizações, além disso há concórdia e conexão para justificar as ações utilizadas.

Palavras-chave:Complexidade. Transdisciplinaridade. Educação básica.