A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

JURASZEK, Fabiana1; SOUZA, Daniele Saheb Zaidan De2;

Introdução:Esta pesquisa tem como foco de investigação as práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil.

Objetivo:Para tanto buscamos mapear e analisar as propostas de Educação Ambiental desenvolvidas em instituições de Educação Infantil em escolas públicas e privadas na Cidade de Curitiba, PR. Como aporte utilizamos principalmente os seguintes teóricos: Boff (2012); Sauvé (2005); Reigota (2010) e Tiriba (2010), os quais subsidiaram também a pesquisa empírica, a qual foi desenvolvida em dois campos: um Centro de Educação Infantil privado e um Centro Municipal de Educação Infantil, ambos da cidade de Curitiba, Paraná.

Metodologia:Para que se alcançasse os objetivos propostos utilizamos a metodologia qualitativa e a observação como instrumento de coleta de dados. A observação foi realizada por meio de uma pauta construída previamente pela pelas pesquisadoras. Para a realização da análise, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Minayo (2014) com a qual foi possível construir três categorias emergentes: interação eu o outro e o meio, cuidado com a natureza e concepção dos professores sobre Educação Ambiental.

Resultados:Por meio da análise foi possível identificar que mesmo havendo a intencionalidade no trabalho com a Educação Ambiental, e de esta estar presente em demasiadas propostas pedagógicas de ambas instituições participantes da pesquisa, não há de existir práticas relevantes de Educação Ambiental se não houver concepções sobre essa área consolidadas pelos professores.

Conclusões:Assim entendemos que o trabalho com a Educação Ambiental na Educação Infantil está diretamente ligado a concepção que os profissionais que atuam nessa área possuem. Desse modo é preciso repensar a Formação Continuada dos docentes de modo que esta amplie seu olhar para a importância da Educação Ambiental no desenvolvimento dos indivíduos.

Palavras-chave:Educação ambiental. Educação infantil. Práticas.