A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

OLIVEIRA, Chrizian Karoline1; SOUZA, Daniele Saheb Zaidan De2;

Introdução:A Educação Ambiental (EA) é um tema que vem conquistando espaço e reconhecimento na sociedade, apresentando-se como eixo fundamental para a formação de pessoas comprometidas e conscientes de seu papel na sociedade. Diante disso surge a relevância deste projeto que tem como foco a EA na Educação Infantil – um estudo sobre a formação continuada dos professores.

Objetivo:Com o intuito de compreender como a Educação Ambiental vem sendo abordada em âmbito educacional, principalmente no que diz respeito à formação continuada, com vista a formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania. Este trabalho de abordagem qualitativa teve como objetivo principal mapear e analisar propostas de formação continuada em Educação Ambiental desenvolvidas em pela rede municipal de Curitiba, PR.

Metodologia:Para isso, Como proposta metodológica delimitaram-se três instrumentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, análise documental que se deu por meio da pesquisa exploratória na base de dados da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), na Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), realizando assim, uma busca exploratória de artigos publicados no período de 2010 a 2016, bem como na análise da ementa do curso oferecido pela rede municipal de Curitiba no ano de 2016. A entrevista semiestruturada, realizou-se com a professora de Educação Infantil regente do Maternal II no CMEI localizado em Santa Felicidade Região Metropolitana de Curitiba que realizou o curso de formação continuada oferecido pela rede municipal de Curitiba Paraná.

Resultados:Os resultados apresentaram a necessidade de maiores subsídios teóricos e metodológicos para que o professor possa promover encontros mais significativos nas práticas em EA, apontando assim, a relevância de se trabalhar com os problemas que afetam principalmente a região local, permitindo assim um envolvimento maior por parte do professor, trazendo reflexões imprescindíveis para a temática ambiental, sendo elas, culturais, sociais, econômicas, políticas e históricas

Conclusões:Diante disso sugiro que a formação continuada voltada a temática ambiental, seja algo que vai além de uma mera atualização científica ou pedagógica, mas sim um espaço que possibilita discussões, reflexões, transformando seus participantes em formadores, ou seja, deixando de serem meros ouvintes, para profissionais participativos e reflexivos. Por conseguinte, é necessário que a formação continuada seja vinculada a uma proposta de trabalho que contribua para a formação de cidadãos críticos, capaz de construir conhecimento mediante a mudança de valores, adotando uma postura ética e crítica perante as questões ambientais.

Palavras-chave:Educação Ambiental. Educação Infantil. Formação Continuada.