Artigo

EFICIÊNCIA IN VITRO DE BIOCARRAPATICIDAS SOBRE CARRAPATOS RHIPICEPHALUS MICROPLUS NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ BRASIL

SPIELMANN, Ricardo Luiz1; MARTINS, Claudia3; ZULPO, Dauton Luiz2;

Resumo

Introdução:A espécie Rhipicephalus microplus, conhecida no Brasil como carrapato do boi, é um ectoparasita de um único hospedeiro. O carrapato bovino infesta aproximadamente 80% dos bovinos do país e causa um prejuízo de aproximadamente 2 bilhões de dólares sendo assim responsável por grandes perdas econômicas para a pecuária de regiões tropicais e subtropicais, devido aos danos diretos ao animal ou por ser um vetor de patógenos, como os protozoários do gênero Babesia e a bactéria do gênero Anaplasma, estes, agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina.

Objetivo:Diante disso, esta pesquisa teve como intuito, coletar e identificar o grau de resistência desses carrapatos, na região Oeste do estado do Paraná, á carrapaticidas por através do teste de Biocarrapaticidograma de Drummond.

Metodologia:Foram realizados testes de biocarrapaticidograma no Laboratório de Parasitologia Veterinária em carrapatos coletados em oito propriedades da região. Os carrapaticidas testados foram divididos em seis grupos, sendo: G1: Cipermetrina, G2: Clorpirifós + Cipermetrina + Fenthion, G3: Amitraz, G4: Amitraz + Clorpirifós, G5: Triclorfone + Coumafós + Ciflutrina e G6: Controle, utilizando água destilada.

Resultados:Dos 5 produtos testados entre as 8 propriedades, os produtos que não apresentaram o grau e eficácia recomendado pelo Ministério da Agricultura foram: a cipermetrina na propriedade 1, 2 e 7, amitraz na propriedade 4 e Triclorfone + Coumafós + Ciflutrina na propriedade 1.

Conclusões:Conclui-se que o Amitraz associado ao Clorpirifós e a Cipermitrina + Clorpirifós + Citronelal apresentaram eficácia em todas as propriedades testadas. A resistência aos carrapatos pode ser retardada com o auxílio do controle estratégico aliado ao Biocarrapaticidograma. Novos trabalhos devem ser conduzidos para que seja possível controlar a resistência dos carrapatos, presentes nos rebanhos do Paraná, e de outros estados aos acaricidas, pois os carrapatos são responsáveis por severos prejuízos para os pecuaristas.

Palavras-chave:Rhipicephalus microplus. Biocarrapaticidograma. Bovinos.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador