PÓS-PROCESSAMENTO DE CLASSIFICADORES PARA IDENTIFICAR A DIFERENÇA DE PADRÕES EM DOIS MOMENTOS TEMPORAIS

TEIXEIRA, Rafael De Souza1; CARVALHO, Deborah Ribeiro2;

Introdução:Com o aumento no número de beneficiários nos planos de saúde, é interessante dispor de ferramentas que auxiliem na identificação de alteração no padrão ao longo do tempo.

Objetivo:Propor uma estratégia para pós-processar padrões descobertos em distintos momentos no tempo, no formato de classificadores, buscando identificar alterações no padrão.

Metodologia:A partir de dois classificadores, representados no formato de árvores de decisão, descobertos a partir de dados que representam dois momentos distintos no tempo, comparar as duas árvores, buscando por similaridades e diferenças. O processo é realizado a partir da árvore descoberta por meio do algoritmo J48, disponível no ambiente Weka e pós-processado utilizando o algoritmo NPP, este último desenvolvido pelo aluno em projeto anterior.

Resultados:A comparação entre padrões, que remetam a dois momentos temporais não é algo muito explorado na literatura, com isso, poucos trabalhos abordando esta situação foram encontrados. Para avaliar a estratégia proposta dois testes são propostos, uma pública e outra oriunda de projetos de pesquisa anteriores. Com a utilização do algoritmo diversas similaridades puderam ser observadas em ambos os testes, demonstrando que a busca dessas similaridades é algo que deve ser estudada mais a fundo.

Conclusões:A despeito dos resultados obtidos terem revelado a importância de ferramentas que apoiem no pós-processamento de padrões temporais, este projeto apresenta a limitação de não ter pós-processado a árvore como um todo, e sim apenas algumas ramificações generalizadas. Ficando assim, como indicação de trabalho futuro a expansão desta estratégia para uma avaliação em todo o segmento das árvores descobertas em dois momentos no tempo.

Palavras-chave:Temporalidade. Pós-processamento. Classificação.