Artigo

IDENTIFICAÇÃO DE ANOMALIAS EM CONTAS MÉDICAS

HENSCHEL, Guilherme Gustavo1; CARVALHO, Deborah Ribeiro2;

Resumo

Introdução:Com o crescimento do número de beneficiados a planos de saúde há um aumento na necessidade de controle e apuração de contas médicas. É entendido um item de conta médica é um procedimento temporal e sequencial, resultado de uma cadeia de exames e procedimentos, que possibilitam técnicas de Mineração de Dados Temporal, como a mineração de processos.

Objetivo:entendimento e criação de um modelo de fácil entendimento para o processamento de logs de eventos no auxílio a classificação e identificação de Anomalias em Contas Médicas.

Metodologia:utilização de algoritmos para a generalização desta cadeia está proposta na utilização da técnica de Mineração de Processos, e a identificação da Anomalia no confronto dos dados com essa generalização. Nesse trabalho há a proposta de uma metodologia com suporte em uma ferramenta estabelecida em mercado (Disco), afim de extrair o modelo, em conjunto com uma ferramenta própria para fazer o confronto do modelo. Testando a ferramenta para contas médicas de uma empresa, que já havia demonstrado relação de eventos com a classificação dos dados.

Resultados:foi desenvolvida uma ferramenta para o confrontamento dos logs de eventos em contas medicas com um modelo minerado pela ferramenta de mercado, exportando a conformidade da conta médica analisada com o processo minerado. Posteriormente realizou-se um teste de sensibilidade com a variação dos parâmetros de entrada do software de mineração de processos.

Conclusões:Questiona-se a estrutura dos dados minerados e a necessidade do pré-processamento dos logs de eventos, evidenciando a necessidade do agrupamento de atividades. Conclusão: Observou-se então que a qualidade da generalização e análise posterior dependeram da estruturação do processo e dos parâmetros de entrada para o mecanismo de inferência.

Palavras-chave:Mineração de Processo. Contas médicas. Classificação de conformidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador