PROJETOS DE PERMACULTURA II E RELAÇÕES COM CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA

SILVA, Kamyla Andressa da1; REZENDE, Denis Alcides2;

Introdução:Mesmo com as questões urbanas, rurais, ambientais, sociais, físico-territoriais e legais, os municípios estão enfrentando desafios, dificuldades e dilemas, sejam elas por razões políticas, financeiras e econômicas, mas também para proporcionar uma qualidade de vida aos seus munícipes. Esses desafios podem ser minimizados pelos resultados dos projetos de engenharia ambiental, projetos de permacultura e projetos de cidade digital estratégica, principalmente disponibilizando informações para as decisões e fornecendo serviços públicos para os cidadãos.

Objetivo:O objetivo é identificar projetos de permacultura e as possíveis relações com os projetos de cidade digital estratégica.

Metodologia:A metodologia da pesquisa utilizada foi o levantamento do material bibliográfico, análise e atualização no decorrer da pesquisa. As identificações dos projetos foram elaboradas por meio de acessos nos websites, telefones e via e-mail das instituições de permacultura em 3 projetos (Instituto de permacultura no Paraná, CiclioIguaçu e Bike Anjo).

Resultados:Os resultados auferidos detectaram três institutos de permacultura que atuam com projetos de transportes alternativos que abrangem Curitiba e região metropolitana, onde verificou-se a aplicabilidade dos conceitos pertinentes a projetos de cidade digital estratégica (estratégias, informações, serviços e recursos da tecnologia da informação). Com os dados coletados das instituições foi possível identificar relações como o planejamento estratégico, planejamento das informações, planejamento dos serviços e planejamento da tecnologia da informação.

Conclusões:A conclusão reitera as relações entre os projetos de permacultura com os conceitos de projetos de cidade digital estratégica, destacando as estratégias dos projetos, as redes de informação, os serviços compartilhados sobre o transporte alternativo alicerçados pelos recursos da tecnologia da informação.

Palavras-chave:Cidade digital estratégica. Permacultura. Engenharia Ambiental.