Artigo

HIERARQUIZAÇÃO DE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: MODELO CONCEITUAL-CIENTIFICO

LEDERER, Marie Claire Alves Lopes1; WOLLMANN, Dewey Moreto2;

Resumo

Introdução:O cenário exige ações que permitam a reconstrução da sociedade. Faz-se necessária uma mudança de paradigma, e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano. Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade empresarial. Proposição que inova e desafia organizações e administradores a respeito da necessidade de conciliar as dimensões econômica, ambiental e social nos negócios. Nesse sentido, as empresas devem buscar modelos de gestão diferenciados, que permitam decisões eficazes. Não raro, o processo decisório estratégico das empresas é suportado por modelos matemáticos

Objetivo:Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo descrever um modelo conceitual-científico para o processo de hierarquização de projetos de sustentabilidade empresarial a partir de regras originadas nos conceitos dos processos decisórios estratégicos e nas técnicas do Analytic Hierarchy Process (AHP) e do Analytic Network Process (ANP).

Metodologia:Esta pesquisa, quantitativa, que se inicia na fase axiomática descritiva e se desenvolve até a fase empírica normativa, está fundamentada no ciclo completo do modelo de Mitroff et al. (1974) e na classificação de Bertrand e Fransoo (2002).

Resultados:O modelo tem sua primeira validação em um exemplo hipotético, caracterizado por uma empresa fictícia, na qual os agentes de decisão, com racionalidade limitada, atuam em um ambiente político de decisão.

Conclusões:As características presentes no modelo conceitual-científico, o torna uma ferramenta imprescindível aos processos decisórios, conforme pode ser verificado nos resultados do exemplo hipotético de aplicação.

Palavras-chave:Sustentabilidade empresarial. Processo de decisão estratégica. Analytic network Process.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador