LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE SUBPRODUTOS DAS INDÚSTRIAS AGROALIMENTARES DO ESTADO DO PARANÁ

SANTOS, Thaina De Castro1; FACHIN, Diana Thome2;

Introdução:A indústria agroalimentar produz grandes quantidades de resíduos, tanto líquidos como sólidos que podem apresentar problemas de disposição final e potencial poluente, além de representarem, muitas vezes, perdas de biomassa e de nutrientes de alto valor. Visando à redução dos custos nos processos agroindustriais, estudos têm sido realizados para a transformação de resíduos em subprodutos e, assim, agregar valor ao sistema como um todo. O estudo “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná - 2015-2025” desenvolvido pelos Observatórios Sistema FIEP - área especializada em estudos de futuro - aponta a indústria agroalimentar como um dos principais setores priorizados em todo o Estado do Paraná sendo a Valorização de Resíduos Agroindustriais considerada uma das áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

Objetivo:O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento de dados das quantidades, tipos e destino dos resíduos ou subprodutos gerados pelas indústrias agroalimentares do Estado do Paraná.

Metodologia:Os dados cadastrais das empresas obtidos do Catálogo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) foram organizados em planilhas, separadas por mesorregião (segundo o IBGE), com nome, e-mail, endereço, entre outros. Em paralelo foi elaborado um questionário o qual abordava dois grandes Objetivo(s): o levantamento dos subprodutos/resíduos, a fim de ter conhecimento das quantidades anuais e da destinação final, e a avaliação da empresa em relação às iniciativas na área de valorização de resíduos. Encaminhou-se o questionário para 808 empresas, distribuídas nas dez mesorregiões do Estado.

Resultados:Obteve-se 30 questionários respondidos integralmente, sendo a região Metropolitana de Curitiba a maior respondente com 30%, seguida da região Oeste com 27%. Das empresas respondentes, 65% correspondem a micro e pequenas empresas, sendo que as grandes empresas não demonstraram interesse em responder a pesquisa. Constatou-se que 50% das empresas não possuem conhecimento sobre as pesquisas que são realizadas sobre a valorização de resíduos, no entanto, possuem interesse em desenvolver projetos nesta área. Entre os fatores que dificultam a valorização de resíduos, identificou-se a falta de conhecimento sobre linhas de crédito e editais de fomento.

Conclusões:Os resultados apresentados permitiram identificar resíduos de alto potencial de valorização que não são devidamente explorados pelas indústrias e também ressaltar a importância do investimento em pesquisas e projetos em parceria entre empresa-universidade na gestão e valorização de resíduos e subprodutos, não só para redução de impactos ambientais, mas para agregar valor ao processo produtivo.

Palavras-chave:Resíduos. Agroindústria. Valorização.