MAPEAMENTO DE ÁREAS COM POTENCIAL DE INUNDAÇÕES EM CURITIBA, PR

ALVES, Ana Carolina1; MOURA, Edilberto Nunes De2;

Introdução:O HAZUS-MH é um software que contém modelos para potenciais estimativas de perdas; um de seus módulos é utilizado para enchentes (FEMA, 2014). O principal foco desta pesquisa é a aplicação de instrumentos para a antecipação de cenários de perdas causadas por inundações, sendo assim, possível avaliar os riscos, auxiliando na necessidade de respostas rápidas.

Objetivo:Este presente projeto teve como finalidade a implantação do software HAZUS-MH para a cidade de Curitiba, no estado do Paraná.

Metodologia:Para isso, foi necessário a criação do inventário de dados, um banco de dados geográficos. Os dados desse banco foram adquiridos através de órgãos estaduais e municipais como a Defesa Civil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Instituto das Águas do Paraná e Secretaria Municipal de Urbanismo. As informações contidas neste banco de dados (agregadas em formato geodatabase – base informacional que armazena as características da região de estudo) atuaram também como base para a criação de mapas temáticos como o de Infraestruturas Urbanas Vulneráveis à Inundação, Setor Censitário, Tempos de Retorno, Transportes Públicos, entre outros. A qualidade dos dados obtidos interfere significativamente na acurácia das informações do mapa de inundações produzido pelo HAZUS-MH. O inventário é subdividido por vários conjuntos de dados, denominados datasets, sendo eles Infraestruturas Essenciais, Sistema de Transporte, Dados Hidrológicos, Dados Demográficos e Estoque Geral de Construção. Após a criação do inventário de dados, foi necessário implantar o mesmo no HAZUS-MH. Posteriormente à importação do banco de dados, foram realizados os primeiros usos do software para a cidade de Curitiba.

Resultados:Após a criação do banco de dados e a implantação do mesmo no HAZUS-MH, obtiveram-se cenários de inundação para a cidade de Curitiba, sendo estes cenários o resultado final deste presente projeto.

Conclusões:Por fim, para atingir um nível confiável a uso para geração de quantitativos às áreas de risco por inundação, é necessário que o banco de dados esteja devidamente atualizado com informações bastante acuradas, principalmente relacionadas ao estoque geral de construção, pois estima as perdas econômicas ocorridas pelas inundações.

Palavras-chave:Inundação. HAZUS-MH. ArcGIS. Perdas econômicas.