USO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (DEM) PARA FINS DE MAPEAMENTO DE INUNDAÇÕES NO MUNICIPIO DE CURITIBA, PR

WASHIMI, Cristina Harumi1; MOURA, Edilberto Nunes De2;

Introdução:A gestão de desastres demanda respostas rápidas e informações confiáveis para viabilização da mitigação de riscos e danos à comunidade. Os Sistemas De Informações Geográficas (SIG) podem contribuir à resiliência das cidades por espacializar dados populacionais e características físicas do meio de inserção. Os softwares de prevenção a desastres podem ser definidos como um modelo digital do possível cenário de risco. Um Modelo Digital Elevação (DEM) expressa um processo geográfico de maneira computadorizada.

Objetivo:Este projeto tem como objetivo a integração do sistema HAZUS no estado do Paraná.

Metodologia:Os métodos utilizados para produção do presente trabalho foram inferências bibliográficas referentes ao tema, bem como análises qualitativas realizadas por meio de mapas criados com uso dos softwares ArcGIS e HAZUS-MH.

Resultados:No presente trabalho são apresentadas algumas das possíveis extrações de informações geográficas a partir dos usos de modelos digitais de elevação – neste caso com imagens raster do projeto TOPODATA, EMBRAPA e Águas Paraná – nos softwares ArcGIS e HAZUS-MH, bem como comparações relativas aos resultados de procedimentos com cada uma das imagens raster. Os resultados de processos a partir dos DEM demonstram diferenças de acordo com tipo de processamento e acurácia das informações utilizadas. Os efeitos mais satisfatórios foram obtidos por meio dos usos do raster disponibilizado pelo Instituto Águas Paraná devido à sua resolução.

Conclusões:Selecionando fontes de dados mais acuradas, seria possível produzir Modelos Digitais De Elevação cuja representação das superfícies hipsométricas apresentasse menos distorções geométricas, proporcionando dados quantitativos e qualitativos mais fiéis à realidade do que os disponíveis atualmente. De tal forma seria viabilizada a elaboração de mapas de risco confiáveis favorecendo a resiliência e mitigação de riscos nas cidades.

Palavras-chave:Mitigação. SIG. DEM. HAZUS-MH. ArcGIS.