ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS EM UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA DO NORTE DO PARANÁ

SOUZA, Andrei Gustavo Kozan de1; YAJIMA, Edson Minoru2;

Introdução:O presente trabalho abordou a questão da efetividade da aplicação da TRF, que consiste em uma metodologia que busca a redução do tempo de setup, em um processo de compressão de comprimidos sólidos de uma indústria farmacêutica localizada no estado do Paraná. O setup de uma máquina compreende ao período de tempo entre a produção da última unidade de produto bom de determinado um lote até a primeira unidade de produto bom do próximo lote. Assim, pode-se dizer que a máquina não está disponível para produzir durante um setup, sendo este considerado um desperdício pela filosofia da Manufatura Enxuta, que prega sua eliminação ou, quando não é possível, sua minimização.

Objetivo:Compreender os detalhes de um projeto que objetivou a redução do tempo de setup já implementado para então, analisar criticamente as ações tomadas, comparando-as com a teoria acerca da TRF.

Metodologia:O estudo consistiu no detalhamento e análise de seis ações específicas do caso da indústria farmacêutica, contidas no plano de ação elaborado pela empresa, durante a execução do projeto. Tais ações foram avaliadas de acordo com sua relevância, aplicabilidade e eficácia em um projeto de TRF.

Resultados:Os resultados do estudo evidenciam que alguns conceitos da metodologia já eram utilizados na empresa. Contudo também é possível afirmar que o potencial da TRF não foi explorado por completo, pois a redução do tempo de setup ao final do projeto foi de 27%, mas como algumas ações implementadas não se sustentaram, a redução total foi de 16%, sem mencionar as ações não implementadas devido à alta regulamentação características neste segmento de indústria.

Conclusões:Pode-se dizer que o trabalho obteve sucesso ao destacar criticamente pontos positivos e negativos em tal situação, ressaltando as particularidades de um projeto de TRF na indústria farmacêutica.

Palavras-chave:TRF. SMED. Manufatura enxuta. Indústria farmacêutica.