Artigo

FORMULAÇÃO DE MEDIDAS DE DESEMPENHO PARA OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS

PEREIRA, Karyne Franciosi1; LIMA, Edson Pinheiro De2;

Resumo

Introdução:Com a busca das empresas por orientação no desenvolvimento de competências em operações sustentáveis surge a necessidade de integrá-las a uma rede de operações global, complexa e dinâmica. Apesar do crescente uso de indicadores de desempenho socioambientais, a prática não observa uma substancial mudança nos processos produtivos. De acordo com a literatura, ainda é necessário o desenvolvimento de modelos e frameworks conceituais que fundamentem a formulação de uma estratégia de operações que permita a integração das práticas sustentáveis às operações das empresas, bem como o desenvolvimento de medidas de desempenho para que se possa avaliar o nível desta integração.

Objetivo:Considerando o contexto principal do presente projeto, o objetivo deste trabalho passa a ser “Propor um conjunto de medidas de desempenho para avaliar a sustentabilidade em operações produtivas”.

Metodologia:A construção do projeto foi realizada a partir de um estudo de caso no departamento de compras de uma empresa do setor de óleo e gás. Assim, as etapas de revisão de literatura, descrição de um modelo para operações produtivas sustentáveis, identificação dos objetivos de desempenho para operações sustentáveis, coleta de informações, preenchimento de fichas de avaliação de desempenho e proposição de um conjunto de medidas de desempenho sustentáveis constituiram a metodologia para o alcance dos objetivos propostos.

Resultados:Com base na revisão de literatura, foi elaborado um modelo para um departamento de compras sustentável que fundamentou a análise do sistema de medição de desempenho da empresa, onde foram destacadas as dimensões cujo sistema reflete maior foco e também àquelas que necessitam de mais atenção. Para essas últimas, foram propostos indicadores de desempenho que visam a evolução da organização como uma empresa sustentável.

Conclusões:O principal resultado obtido foi a proposição de um conjunto de medidas de desempenho para avaliar a sustentabilidade em operações produtivas. A partir do presente projeto, foi idealizado um programa de gestão sustentável de fornecedores dentro da organização, cujo principal objetivo é o compartilhamento de práticas sustentáveis e a disseminação da consciência ambiental entre os fornecedores.

Palavras-chave:Avaliação de desempenho. Estratégia de operações. Serviços. Formulação de medidas de desempenho. Estudo de caso.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador