AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA EM INDÚSTRIAS DA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

FERNANDES, Gustavo Vinicius Ribeiro1; PEREIRA, Eduardo Alves2;

Introdução:A utilização dos princípios do sistema Toyota de produção, que enfoca na eliminação ou redução dos desperdícios, tem sido aplicada em diversos setores da economia. Tudo se deve aos resultados obtidos com essas práticas, o que eleva as empresas a um patamar superior e as torna mais competitivas no mercado. Com isso, surge a necessidade de avaliação do grau de adequação destas empresas ao sistema Lean.

Objetivo:Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a avaliação das empresas de diferentes setores, localizadas na região norte do Paraná, quanto ao grau de aderência à filosofia do Sistema Lean Production.

Metodologia:O desenvolvimento da pesquisa foi constituído das seguintes etapas: Revisão bibliográfica, Coleta de dados e Análise dos dados. Na revisão bibliográfica, realizou-se uma pesquisa com base em livros e artigos científicos sobre os conceitos e ferramentas da Produção Enxuta. Fez-se a coleta de dados sobre implantação das práticas do Lean por meio de pesquisa de campo, através de visitas direcionadas de três empresas de diferentes segmentos industriais. Por fim, na terceira etapa, realizou-se a análise dos resultados obtidos pela aplicação de questionário, organizado sob vários aspectos de modo que uma série de relações pudessem ser verificadas. Esse formulário de questões foi elaborado com base na Norma SAE J4000, que especifica os requisitos para identificação e mensuração de melhores práticas na implementação da operação enxuta em uma organização industrial.

Resultados:Pela investigação nas empresas, foram obtidos resultados das respostas dos gestores das empresas e os dados foram organizados para análise, de forma à possibilitar a avaliação de que aspectos previstos na norma J4000 as empresas se destacavam, bem como, ainda precisavam se desenvolver. Assim, com esse entendimento, foi possível concluir sobre o cenário dessas empresas de diferentes segmentos.

Conclusões:Com esta pesquisa, pode-se notar que os conceitos do Lean são importantes para o bom desenvolvimento do processo fabril e da organização de suas atividades. Embora apenas uma empresa teve um índice Lean significativo, nota-se que todas as empresas analisadas se preocupam com a manufatura enxuta e possuem ferramentas Lean implantadas. Isso demonstra que ainda há uma grande margem de melhoria nas práticas Lean para serem implantadas.

Palavras-chave:Produção enxuta. Lean Manufacturing. SAE J4000.