MINERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE PARA ANÁLISE DE CONFORMIDADE DE PROCESSOS DE TRATAMENTO DE PACIENTES

MOURA, Julia Yumi Maruyama1; PINHEIRO, Leonardo Kichileski3; PEREIRA, Ramon Martinez3; SANTOS, Eduardo Alves Portela2;

Introdução:O AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no país atualmente, devido a diversos fatores, como sedentarismo, envelhecimento e doenças cardiovasculares. Existem orientações clínicas para o tratamento da doença, entretanto a prática médica por vezes se distancia do que é previsto pelas diretrizes criando assim uma diferença entre a teoria e a prática. A mineração de processos (M.P.) é ainda pouco difundida na área da saúde, porém estudos apresentam resultados promissores na proposta de gerenciar atendimentos hospitalares com maior eficácia, reduzindo custos e otimizando processos.

Objetivo:Este trabalho objetiva analisar o processo de tratamento de pacientes com AVC a partir do uso da mineração de processos. Propõe-se uma análise alternativa de avaliação de desempenho, correção e adequação para realidade de hospitais em relação ao tratamento de AVC. Também, o trabalho propõe analisar a conformidade do processo real em relação as diretrizes clínicas do tratamento ao AVC.

Metodologia:Inicialmente, foi realizado em uma revisão bibliográfica de aplicações e técnicas de mineração em saúde; em seguida, um levantamento de literatura para análise de conformidade com os guidelines. O software Disco foi escolhido para analisar a base de dados que foi preparada previamente para a análise, sendo o foco deste trabalho a utilização da técnica de Descoberta do Processo, onde os dados descrevem o modelo de atendimento a partir de marcas de tempo associadas a cada uma das atividades realizadas no atendimento. Foi realizado o estudo de conformidade de tempo da tomografia computadorizada de crânio proposto na diretriz clínica com o que realmente é realizado no hospital em questão, para isso foi utilizado o software PROM.

Resultados:A aplicação de filtros no software permitiu selecionar os casos em que o processo terminava em alta ou óbito, excluindo aqueles que não haviam realizado o processo completo. A mineração de processos permitiu ainda que fossem analisados os casos de não conformidade da tomografia computadorizada do crânio, que é essencial para o diagnóstico do AVC e deve ser realizada em até 4,5 horas desde o momento em que o paciente realizou a admissão no hospital.

Conclusões:A visão global do processo apresentado é fundamental para que a equipe que trata o AVC nos hospitais fique atenta ao que acontece na realidade e o que deveria acontecer de acordo com a diretriz. Pode-se observar com a mineração de processos onde existem falhas no processo e melhorá-las para um melhor atendimento para o paciente, mais rápido e eficaz, minimizando as possíveis sequelas.

Palavras-chave:Mineração de processos. Acidente vascular cerebral. Diretriz clínica. Processos de saúde.