Artigo

COMPOSIÇÃO DE BANDOS MISTOS DE AVES EM UM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA NO LITORAL DO PARANÁ

GIESE, Felipe Borba1; CARRANO, Eduardo2;

Resumo

Introdução:Bandos Mistos são definidos como associações de duas ou mais espécies de aves movendo-se na mesma direção por um tempo mínimo de cinco minutos.

Objetivo:Os objetivos do estudo foram avaliar a composição, estrato de forrageio e sazonalidade dos Bandos Mistos de aves; calcular a frequência de ocorrência das espécies e determinar os seus Grupos Ecológicos Funcionais.

Metodologia:A área de estudo refere-se a uma Unidade de Conservação, a Floresta Estadual do Palmito - FEP (25º35’S - 48º30’W), localizada no município de Paranaguá, litoral do Estado do Paraná. Possui aproximadamente 530 ha recobertos em sua maior extensão pela Floresta Ombrófila Mista de Terras Baixas. O estudo foi desenvolvido em nove amostragens de campo mensais entre agosto de 2016 e maio de 2017 totalizando 135 horas de esforço amostral, sendo as observações realizadas com auxílio de binóculos, percorrendo-se a estrada principal e trilhas secundárias no interior da floresta.

Resultados:Foram registrados 29 bandos mistos compostos por 43 espécies pertencentes a 17 famílias, sendo que a Ordem Passeriformes correspondeu a 95,3% da composição total de espécies. Nove espécies foram classificadas como regulares sendo que Basileuterus culicivorus apresentou a maior frequência de ocorrência (48,2%), seguido por Picumnus temminckii, Leptopogon amaurocephalus e Herpsilochmus rufimarginatus com 37,9%. A riqueza média por Bando Misto foi de 6,5, valor semelhante ao obtido em outros estudos realizados na Mata Atlântica. Em relação a sazonalidade, o outono foi a estação do ano que apresentou a maior representatividade na riqueza de espécies e famílias, com 42 e 19 respectivamente. Foram determinados 11 Grupos Ecológicos Funcionais sendo que POc (Pequenos Onívoros de copa) se destacou com maior representatividade com 10 espécies.

Conclusões:Mesmo a FEP apresentando tamanho reduzido (530 ha), sua área ainda fornece subsídios para ocorrência e manutenção de bandos mistos, distribuídos no sub-bosque e dossel da floresta.

Palavras-chave:Grupos Ecológicos Funcionais. Sazonalidade. Estrato de Forrageio.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador